Série de reportagens mostra como vivem os idosos no Brasil e no mundo
Atualmente a expectativa de vida média do brasileiro é de 70 anos.
Médicos, psiquiatras e cuidadores falam sobre a nova terceira idade.
O ser humano nunca viveu tanto e esse momento, inédito na história da humanidade, traz muitas dúvidas e novos problemas. Um idoso pode trabalhar? E morar sozinho? É seguro? Esse é o tema da série que o Jornal Hoje exibe em quatro reportagens.
Catorze repórteres de vários estados e do exterior conversaram com médicos, psiquiatras, cuidadores e mostram como essa geração pioneira está vivendo em várias regiões do Brasil e no mundo.
A primeira matéria mostra como o corpo envelhece e como lidar com essas mudanças. Confira no vídeo acima.
A segunda reportagem da série sobre a terceira idade mostra os idosos que continuam trabalhando - uns porque precisam e outros porque adoram o que fazem. E tem ainda aqueles que descobriram uma nova profissão. Veja acima.
A advogada Adriana Zorub Fonte Feal, especialista em direito do idoso, explica quando os pais viram filhos e quando o idoso pode ser considerado incapaz. Veja no vídeo.
Muitas vezes, a idade avançada começa a se tornar um problema. O idoso quer ser independente, mas não consegue mais se cuidar sozinho. Veja na terceira reportagem alternativas para conciliar cuidados e independência na terceira idade. Confira no vídeo acima.
* Errata: Diferente do que está no vídeo, a creche de idosos de Fortaleza é mantida pela Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem (COOPEN).
A quarta reportagem da série mostra que muito idoso, capaz de morar sozinho, prefere a companhia e a convivência de gente da mesma idade. Veja no vídeo.
Na última semana, o Jornal Hoje apresentou uma série de reportagens sobre a terceira idade no Brasil. Hoje, nossos correspondentes mostram como vivem os idosos em outros países do mundo. Veja no vídeo.
A repórter Elaine Bast conversou com Wilson Jacob Filho, chefe do Departamento de Geriatria do Hospital das Clínicas, de São Paulo. Ele fala sobre a evolução e os sinais do envelhecimento. Veja no vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário