sábado, 25 de março de 2017





Sobre Teresa Teng...



Teresa Teng (Deng Li-Jun, em seu nome em chinês) nasceu no dia 29 de janeiro de 1953
numa família pobre de uma pequena vila e faleceu em 8 de maio de 1995 em Chiang Mai, na Tailândia (crise de asma crônica).
No palco da música pop chinesa, as canções de Teresa são consideradas um marco.
Se você não ouve suas canções, não conhece bem as músicas pop chinesas.
Na década de 60 do século passado, quando Teresa ainda frequentava a escola secundária, a renda de um show dela já equivalia a meio mês de uma família comum.
Em 1969, Teresa foi convidada para fazer shows na Singapura, expandindo sua carreira no Sudeste Asiático.
Logo depois, o disco dela intitulado Aeroporto vendeu mais de 700 mil de cópias no Japão.
No fim da década de 70, Teresa foi para os Estados Unidos estudar. Durante sua estadia nos EUA, as histórias dela foram divulgadas pelo The Washington Post e o New York Times.
Em 1986, a revista americana Time listou a Teresa como uma das sete cantoras mais famosas do mundo.
Como uma famosa cantora, Teresa Teng insistiu em interpretar as canções com características chinesas e regionais, assim como músicas antigas. O famoso músico chinês Zhu Yigong relacionou o sucesso de Teresa ao fato de que ela herdou o charme das canções folclóricas da China, o qual, sendo a língua musical de uma nação, brilharia para sempre.
Embora Teresa tenha falecido há muitos anos, sua grande influência pode ainda ser percebida. Em 2004, os correios de Taiwan lançaram um serviço de selos em homenagem a Teresa, que foi esgotado em apenas três dias. Em 2006, uma empresa suíça de relógios produziu seus produtos com a gravação do nome da cantora.
A televisão japonesa Asahi produziu em fevereiro deste ano uma novela sobre a história de Teresa, chamada Minha Casa fica no Outro Lado da Montanha, para homenagear o 13º aniversário do seu falecimento.
Mais de uma década passou desde que Teresa Teng morreu de um ataque de asma severo na cidade tailandesa de Chiang Mai, mas suas canções e aparência delicada permanecem vívidas para milhões do chinês em torno do mundo.
Teng morreu aos 42 anos de idade.
Por três décadas sua popularidade permaneceu intacta entre as comunidades chinesas no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário