'Abba saved 2021' - por que a banda sueca não saiu de moda
Por Ian Youngs
Entertainment & repórter de artes
Mamma Mia! Lá vamos nós de novo ... O Abba lançou novas canções - e seu retorno não está apenas empolgando aqueles que eram fãs da primeira vez.
"Abba saved 2021", "Você salvou minha vida", "ESTOU CHORANDO DE FELICIDADE AGORA".
Esses são apenas alguns dos comentários postados em um vídeo de Benny Andersson tocando uma versão instrumental para piano de uma de suas novas faixas no TikTok .
As lendas do pop sueco se juntaram à rede de mídia social - cujos usuários têm, em sua maioria, menos de 30 anos - na segunda-feira, antecipando o anúncio do tão esperado novo material.
Em menos de cinco dias, sua conta oficial acumulou quase um milhão de seguidores e os nove vídeos que postaram até agora foram vistos quase 30 milhões de vezes.
Estrelas pop como Mabel e Zara Larsson postaram covers na plataforma desde que o Abba oficialmente se juntou.
“É claro pelo grande número de criações e visualizações de vídeo que nossa comunidade ao redor do mundo tem muito amor pela banda e seu som”, disse Paul Hourican, chefe de operações musicais da TikTok no Reino Unido.
Apenas alguns artistas têm músicas que são verdadeiramente atemporais e que permanecem tão novas, brilhantes e bonitas 40 ou 50 anos depois como eram no dia em que foi lançado pela primeira vez. Abba está muito perto do topo dessa lista.
Embora alguns da nova geração de fãs tenham descoberto a banda nas redes sociais - o TikTok #DancingQueenChallenge teve mais de 160 milhões de visualizações no início deste ano - muitos se apaixonaram pela música por seus pais ou se apaixonaram por eles através do Mamma Mia! filmes e show de palco.
Se a prova de sua resistência fosse necessária, Abba Gold foi o 20º álbum mais vendido do Reino Unido nos primeiros seis meses de 2021 e recentemente se tornou o primeiro LP a passar 1.000 semanas no Top 100 de álbuns do Reino Unido.
Os jovens fãs nunca os viram tocar ao vivo (pelo menos não até que se apresentem de forma virtual no próximo ano), então, para muitos, a coisa mais próxima foi assistir a bandas de tributo, incluindo festivais como Glastonbury e Isle of Wight.
"A coisa louca foi olhar para fora e ver um mar de rostos muito jovens curtindo a música do Abba", disse Rod Stephen, co-fundador do Bjorn Again, ao programa Today da BBC Radio 4 na sexta-feira.
Muitos festivais sabiam todas as palavras, disse ele. "Como isso acontece? Bem, eu posso imaginar que seus pais talvez tenham comprado Mamma Mia! Ou Abba Gold ou algo assim e jogaram implacavelmente e eles foram expostos a isso."
Um dos que foram criados no Abba Gold foi Maisie Peters, uma cantora e compositora bem cotada que recentemente assinou contrato com Ed Sheeran .
"Eles me lembram muito da minha infância e da alegria e inocência de ser uma criança e ouvir Abba e Abba Gold no carro e dizer, 'Esta é a melhor coisa que eu já ouvi'," o velho disse à BBC Breakfast.
“Lembro-me de ter Abba Gold no carro e ouvi-lo com minha irmã. Mas eu ainda ouço o tempo todo e é super inspirador para mim.
“Foi tão corajoso. Foi tão desafiador de regras e gênero. A composição e a musicalidade e a voz - tudo sobre isso é tão acima de tudo.
Artistas de todos os cantos do espectro musical deram as boas-vindas à banda de volta - desde a cantora experimental Jane Weaver até a Sister Bliss, do grupo de dança Faithless.
Nenhum comentário:
Postar um comentário