Bebida queridinha dos brasileiros, café também é opção para os dias quentes
Barista aponta os cafés dos tipos expresso, coado, com leite e cappuccino como os mais consumidos
O café é uma das bebidas preferidas do brasileiro. Forte, fraco, puro ou adoçado, é difícil encontrar alguém que não se renda a uma xícara logo ao acordar ou após o almoço.
O barista e analista técnico do Museu do Café de Santos, Hallyson Ramos, aponta os cafés dos tipos expresso, coado, com leite e cappuccino como os mais consumidos pelos brasileiros. "Enquanto o expresso proporciona um sabor mais acentuado, o coado traz um gosto mais delicado e suave ao paladar, permitindo o seu fácil consumo. Os brasileiros sempre foram habituados ao consumo de cafés coados. Esse é com certeza o preparo mais popular".
Café expresso proporciona sabor mais acentuado do grão ao paladar |
A mistura com leite pode variar de acordo com o jeito que é preparado. "O leite pode ser adicionado sem espuma ou com uma fina camada, dependendo do seu preparo (no café expresso ou coado). No cappuccino temos um leite muito mais cremoso e até mesmo mais saboroso, com um sabor completamente diferenciado. Temos também omachiatto, feito somente com a espuma do leite", explica o barista.
O sucesso do café é tanto que, atualmente, segundo balanço da Prefeitura, Santos possui 214 empresas do tipo cafeteria cadastradas. "Com o crescente consumo de café expresso, aumentou bastante também a procura por cafés especiais e os cafés diferenciados, de qualidade, estão mais em evidência".
Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o consumo de café em monodoses, seja na forma de expresso, sachê ou em cápsulas, está crescendo acentuadamente. Apesar de estar presente em apenas 1% dos lares no final de 2014 (474 mil lares), a expectativa das empresas que atuam neste segmento é a de crescer até 20% dos lares nos próximos 10 anos.
Hallyson Ramos trabalha como barista e analista técnico do Museu do Café de Santos |
Drinks gelados
Apesar de ser consumido em todas as estações do ano, o café tem versões que fazem sucesso principalmente quando a temperatura esquenta, como o caso do tipo ice. Ramos explica que as formas geladas, quando se combina o café com algum outro componente, já devem ser chamadas de drinks.
"As variações geladas são encontradas facilmente nas cafeterias de shoppings e de rua também. Tem uma melhor que a outra. Quem quiser, pode ainda fazer em casa, porque são receitas bem fáceis", afirma.
Para quem quiser provar um café gelado com maracujá, Ramos ensina: misture 50 ml de café espresso, 40 ml de suco de maracujá concentrado, 40 ml de leite condensado e 3 bolas de sorvete de creme no liquidificador. Use calda de chocolate e chantilly para decorar e está pronto para servir. Veja abaixo opções de drinks.
Tradicional, Superior e Gourmet
No Brasil, a qualidade dos cafés é monitorada e garantida pelo Programa de Qualidade do Café (PQC) da ABIC, que certifica mais de 160 marcas de café em todo o país. Os parâmetros adotados pelo PQC auxiliam na compreensão das diferenças básicas nas categorias de qualidade do produto torrado e moído comercializado. Para isso, foram criadas três categorias: Tradicional, Superior e Gourmet.
"O tradicional é menos torrado e por isso tem um sabor menos amargo também. Anualmente, os cafés são avaliados pela qualidade e recebem um selo. Quando um café é vendido em grãos, entende-se que ele tem uma qualidade superior ao café moído (pó)", explica Ramos.
O profissional reforça ainda a importância de observar as instruções na embalagem, e não somente o valor ou marca. "Muitas vezes é um costume familiar sempre consumir uma marca específica, mas é preciso ficar atento, porque cada embalagem mostra informações importantíssimas e que darão suporte ao consumidor quanto à qualidade desse café".
Medida certa
Na hora de preparar a bebida, o especialista reforça a importância de preparar a quantidade certa que será consumida no momento. "Se for fazer um pouco mais para colocar na garrafa térmica, evite adoçá-lo e deixar por mais de uma hora. Depois disso, o café passa por um processo de oxidação perdendo seu sabor e aroma", explica.
A cada 10 gramas de café, o ideal é utilizar 100 ml de água não fervente. "Caso seja água da torneira, pode ferver, pois assim purificamos mais essa água, porém mantenho em descanso por uns 5 minutos e depois utilizo", dá a dica.
Rico em nutrientes
Além da cafeína, o café é rico em nutrientes como o fósforo, que ajuda a dar mais energia ao corpo. Também possui vitaminas do complexo B, que fazem com que o sistema nervoso ganhe mais equilíbrio. A bebida tem vários tipos de ácidos orgânicos, com funções antioxidantes, que protegem o organismo contra várias doenças.
Uma das principais funções da cafeína é inibir a adenosina, substância responsável pelo sono. "A cafeína estimula a adrenalina e por isso a gente fica mais alerta, com mais foco e até mais concentração. A cafeína também tem benefícios para quem pratica exercícios. Ela tem uma ação termogênica, melhorando a performance", diz o especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário