Leonardo da Vinci (1452-1519) foi uma das mentes mais geniais que o mundo já teve. Apesar de ser mais conhecido pelas suas pinturas, ele também exercia atividades como cientista, matemático, inventor, engenheiro, botânico, poeta e músico.
Não há assim tantos registros de sua vida e, em termos de quadros, por exemplo, cerca de apenas vinte ainda restam espalhados pelo mundo. Neste artigo, faremos uma breve viagem pela vida deste homem que revolucionou a história de várias formas.
As obras iniciais de Leonardo da Vinci
Pouco se sabe da infância e adolescência do mestre. Apenas que foi filho de uma relação ilegítima, e viveu muito pouco com a mãe, sendo desde os cinco anos sustentado pelo pai, um tabelião. O seu sobrenome, da Vinci, é apenas o nome da cidade italiana em que nasceu.
Aos quatorze anos Leonardo já vendia pequenas pinturas. Aos dezesseis, passou a ser aprendiz do pintor Andrea del Verrocchio, em Florença, na Itália. Poucos anos depois, quando tinha vinte e poucos anos, é que se tem notícia do seu primeiro quadro famoso. Não se sabe exatamente o que Leonardo pintou nesta obra, mas historiadores contam ser o anjo que segura um pedaço de roupa e o pássaro acima da cabeça Jesus:
O Batismo de Cristo
Autores: Verrocchio, Leonardo e Botticelli
Época da criação: 1472-1475
Óleo e têmpera sobre madeira
Tamanho real: 180 cm × 151,3 cm
Onde está localizada? Galleria degli Uffizi, Florença, Itália
Quando tinha pouco mais de vinte anos, da Vinci ganhou o primeiro ateliê de seu pai, para onde se mudou com os seus materiais, anotações, obras, etc.
Foi nessa época, por volta de 1478, que lhe foi encomendada a pintura do altar da Capela de São Bernardo, no Palácio Velho, em Florença, obra que nunca chegou a realizar. Mas já dá para imaginar o talento do jovem da Vinci, sendo requerido para algo tão grande!
Dessa mesma época resta um quadro que o mestre começou e não acabou, e ainda hoje é uma das mais estudadas obras do pintor italiano:
Adoração dos Magos
Época da criação: 1481-1482
Óleo sobre madeira
Tamanho real: 246,4 cm × 243,8 cm
Onde está localizada? Galleria degli Uffizi, Florença, Itália
A técnica de luz e sombra pelo qual viria a ser adorado, a ilusão de profundidade e a anatomia dos personagens ainda hoje fascina qualquer adorador de arte.
Obras de Leonardo da Vinci na juventude
De partida para uma temporada em Milão, da Vinci deixou Adoração dos Magos inacabada, para infortúnio dos monges em Florença que a tinham encomendado. Mas, chegando na nova cidade que viveria por mais de quinze anos, o mestre continuava a realizar invenções, pinturas e estudos diversos. Entre 1482 e 1499, tempo que ficou na cidade, criou as seguintes obras:
Virgem dos Rochedos
Época da criação: 1483 a 1486
Óleo sobre madeira
Tamanho real: 199 cm × 122 cm
Onde está localizada? Museu do Louvre, França, Paris
Criada a pedido da Confraria da Imaculada Conceição, a pintura possui outra das técnicas famosas de da Vinci, o sfumato. Parece um pouco surreal, por causa do contraste entre claro e escuro. Cada figura faz um gesto diferente e o pintor retratou uma cena em que São João, menino, adora Jesus, na presença de Virgem Maria e de anjos.
A Última Ceia
Época da criação: 1495-1498
Têmpera e óleo sobre duas camadas de gesso aplicadas em estuque
Tamanho real: 460 cm × 880 cm
Onde está localizada? Refeitório de Santa Maria delle Grazie, Milão, Itália
Infelizmente muito deteriorada por causa da técnica utilizada pelo artista, esta obra é ainda hoje uma das mais famosas de da Vinci. Representando a última ceia e seus discípulos, a pintura é cheia de técnicas de perspectiva.
Dama com Arminho
Época da criação: 1485-1490
Óleo sobre Madeira
Tamanho real: 54,8 cm × 40,3 cm
Onde está localizada? Museu Czartoryski, Cracóvia, Polônia
O retrato de Cecilia Gallerani foi encomendado pelo seu amante, Duque de Milão, Lodovico Sforza. Muito do retrato, como o cabelo ao redor do queixo, a posição dos braços e o próprio animal foram adicionados posteriormente, pois a pintura sofreu várias intervenções ao decorrer dos séculos.
O Homem Vitruviano
Época da criação: 1490
Lápis e tinta sobre papel
Tamanho real: 34 × 24
Onde está localizada? Gallerie dell'Accademia, Veneza, Itália
Um desenho encontrado em um dos cadernos do artista. São duas figuras masculinas sobrepostas, com braços e pernas separadas, dentro de um quadrado e um círculo. A obra é baseada em um estudo de proporções de Vitruvius Pollio, um famoso arquiteto da época.
Ao retornar a Florença, em 1500, foi recebido, juntamente com sua família e criadagem, pelos monges do mosteiro de Santíssima Annunziata, onde tinha à sua disposição um ateliê. Foi ali que, de acordo com um de seus biógrafos, Giorgio Vasari, finalizou o desenho que era admirado por dezenas de pessoas:
Virgem, o Menino, Sant'Ana e São João Batista
Época da criação: 1499-1500
Carvão e giz sobre papel
Tamanho real: 141.5 × 104.6
Onde está localizada? Galeria Nacional de Londres, Reino Unido.
A maturidade de da Vinci e sua obra Mona Lisa
Por volta de outubro de 1503, da Vinci receberia a encomenda que entraria para a história como a pintura mais famosa do mundo: um retrato da esposa de Francesco de Giocondo, um mercador italiano.
Mona Lisa / A Gioconda
Época da criação: 1503-1506
Pintura a óleo sobre madeira de álamo
Tamanho real: 77 cm × 53 cm
Onde está localizada? Museu do Louvre, Paris, França
São inúmeras as teorias, especulações e estudos desde quadro, que sempre foi tido como enigmático: não só por causa do sorriso da figura, mas pela técnica utilizada para pintá-la. O sfumato do artista aparece aqui outra vez, assim como técnicas de perspectivas, que fazem a gente achar que a Mona Lisa está sempre perto.
Entre 1503 e 1516 o artista viveu no Vaticano, sendo conterrâneo de outros dois mestres, Rafael e Michelangelo. Nessa época realizou diversos estudos de ótica, por encomenda do Papa Leão X.
O quadro abaixo está entre os mais famosos do artista, e teria sido o seu último antes da morte:
São João Batista
Época da criação: 1508-1509
Óleo sobre madeira
Tamanho real: 69 cm × 57 cm
Onde está localizada? Museu do Louvre, Paris, França
Os últimos anos de vida de Leonardo foram na França onde, a convite do amigo e aprendiz, conde Francesco Melzi, vivia em um pequeno castelo em Amboise, no vale do Loire. Foi lá que morreu aos 67 anos de idade, supostamente de sequelas de um derrame cerebral.
Além das obras acima citadas, também é atribuída à da Vinci a autoria por outras importantes invenções como uma espécie de helicóptero, o paraquedas, uma roupa de mergulho, entre outros.
Ingressos para exposição de Leonardo da Vinci já estão à venda
Exposição com video mapping com obras do italiano tem abertura prevista para 2 de novembro
Por Tatiane de Assis
18 out 2019, 13h28
Obra-prima dissecada: cópias fotográficas da Mona Lisa, iniciada em 1503 e finalizada em 1519, mostram diferentes traços (Grande Exhibitions/Veja SP)
Os bilhetes, que custam R$ 30, de quarta a sexta, e R$ 40, no sábado e domingo, estão disponíveis no site Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/62950). Estudantes e idosos com mais de 60 anos pagam meia-entrada.
É necessário indicar no momento da compra qual o horário em que se deseja fazer a visita.
A exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um Gênio, que inaugura o MIS Experience, tem abertura marcada para o dia 2 de novembro.
Ao todo, cerca de 300 itens são exibidos na mostra, idealizada pela empresa Grande Exhibitions.
O grande atrativo do percurso é um video mapping com imagens das obras do artista italiano.
A apresentação, com duração de 40 minutos, acontecerá de modo simultâneo em 37 telas, espalhadas pelo teto e chão.
O MIS Experience fica na Água Branca e é o novo braço da instituição do Jardim Europa.
Dedicado a projetos imersivos e interativos, ele está instalado na antiga marcenaria da TV Cultura.
A construção, que tem pé direito de 10 metros de altura, teve a cobertura substituída para que o espaço tivesse isolamento termo acústico e de luz.
Fonte: Veja SP
COMO CHEGAR
Rua Vladimir Herzog, 75
Água Branca
São Paulo - SP, Brasil
CEP 02675-031
De translado exclusivo
O MIS Experience oferece um translado exclusivo e gratuito para os visitantes entre o Terminal Barra Funda e o Museu. A saída acontece dos terminais 6 e 7 do Terminal Turístico da Barra Funda, que está integrado às estações de trem e metrô Palmeiras – Barra Funda e ao Terminal Barra Funda.
Os ônibus saem a cada 15 minutos do Terminal em direção ao MIS Experience entre às 9h e às 19h30. O translado também acontece do MIS Experience ao Terminal Barra Funda entre às 9h15 e às 22h15. Os ônibus estão sujeitos a lotação.
De ônibus
O MIS Experience fica próximo do Terminal Lapa e de pontos de ônibus atendidos pelas seguintes linhas: 118Y-10, 128Y-10, 129F-41, 148L-10, 211L-10, 8500-10, 8542-10, 8542-21, 8544-10, 8545-10, 8548-10, 8549-10, 8600-10, 8600-22, 9012-10, 9014-10, 9014-42, 9181-10, 938L-10, 938P-10, 938P-21, 938V-10, 957T-10 e 978T-10. Em caso de dúvidas, acesse o site da SPTrans: http://www.sptrans.com.br/
De trem e metrô
O MIS Experience fica a cerca de 10 minutos de caminhada das seguintes estações da CPTM: Lapa (Linha 7 – Esmeralda e Linha 9 – Rubi) e Água Branca (Linha 9 – Rubi). O espaço fica próximo da estação de metrô Palmeiras – Barra Funda (Linha 3 – Vermelha).