Brasil vê mídia digital crescer e 331 veículos jornalísticos serem extintos
A 3ª edição do Atlas da Notícia –base de dados criada para mapear os veículos produtores de jornalismo no Brasil– mostra que 331 veículos jornalísticos foram extintos no Brasil, dos quais 195 (60%) foram da mídia impressa. Os dados indicam avanço da revolução da mídia digital e seu impacto sobre a circulação de exemplares em papel dos jornais, que seguem em queda vertiginosa desde 2014, como mostrou levantamento produzido no mês passado pelo Poder360
O Atlas da Notícia é uma iniciativa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e é inspirado no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review, com apoio do FJP (Facebook Journalism Project).
O período de análise do fechamento dos veículos não foi registrado pelo levantamento. Segundo o Projor, por se tratar de 1 projeto novo, a comparação anual para esse tipo específico de dado será possível apenas em futuras edições da pesquisa.
Atualmente, segundo o Atlas da Notícia, existem 11.833 veículos no país, considerando todas as plataformas de comunicação (impresso, digital, rádio e TV). As emissoras de rádio formam o maior grupo: são 4.195 (35,5% do total). Em 2º aparecem os jornais e revistas impressos, somando 3.429 (29%) veículos. O tradicional papel já está perto de ser alcançado pelo digital. veículos digitais reúnem 3.051 veículos (25,8%). As emissoras de TV somam 1.158 (9,8%).
Os mais de 11.000 veículos estão presentes em 2.083 municípios, que abrigam 171,2 milhões de pessoas, o que corresponde a 82% da população brasileira.
Apesar do alto número, ainda há 3.487 municípios (62,6%) “desertos de notícias”, ou seja, que não tiveram registro de veículos jornalísticos no Atlas de Notícias. Nas localidades, vivem 37,4 milhões de brasileiros, 17,9% da população.
Outros 1.074 municípios (19,2%) são “quase desertos”, ou seja, lugares com até 2 veículos e em risco de se tornarem desertos. Nas localidades, vivem 27,5 milhões de brasileiros, 13,2% da população.
QUEDA DE VEÍCULOS BRASILEIROS
Levantamento do Poder360, mostra que houve perda de 10% da tiragem dos principais jornais do país. Os dados são de dezembro de 2014 a outubro de 2019.
As curvas das circulações impressas mostram uma fotografia clara de ser entendida, como neste gráfico a seguir:
Em destaque, o grupo Globo está em processo de redução de gastos e de restruturação institucional focada em criação e produção de conteúdos digitais. Resultado: demissões que podem atingir cerca de 4.000 funcionários.
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