MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO –
MERCADÃO SP
Visita obrigatória para turistas de todo o Brasil e de outros países, o oficialmente chamado Mercado Municipal Paulistano, conhecido por muitos apenas como Cantareira ou Mercadão é um dos mais tradicionais pontos turísticos da cidade.
No Mercadão de SP, como é carinhosamente conhecido pelos seus frequentadores, é possível encontrar de verduras, legumes e frutas fresquinhas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha.
Mercado Municipal Restaurantes SP
O Mercado conta com um espaço gastronômico, que oferece a oportunidade de degustar saborosos pratos que vão dos mais simples a receitas gourmet, tudo isso ali mesmo, enquanto se aprecia a beleza arquitetônica do Mercadão. A variedade de Restaurantes do Mercadão atraí milhares de pessoas diariamente ao local.
Mercado Municipal História
Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, o Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933.
A execução dos vitrais foi entregue ao artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, são 32 painéis subdivididos em 72 lindos vitrais.
O Mercado Municipal de São Paulo segue o modelo utilizado pelo Mercado Central de Berlim – um prédio coberto e dotado de torreões laterais.
A influência germânica se manifesta também na planta modulada do edifício, que foi executada na Alemanha. O edifício paulistano apresenta uma construção de estrutura de concreto e alvenaria de tijolos. O prédio de estilo neoclássico com temperos gótico impressiona pela beleza.
Após o final da Segunda Guerra Mundial , com a economia brasileira aquecida, o mercado tornou-se o principal entreposto de alimentos. Entretanto, na década de 60, com a criação do Ceasa (Centro de Abastecimento de São Paulo) o comércio do mercado declinou brutalmente e o entorno tomado pela falta de segurança e de higiene, contribuíram sobremaneira, chegando a ser cogitada a sua demolição. O prédio não foi demolido, graças aos proprietários dos boxes, feirantes e simpatizantes, que lutaram por sua preservação. Para isso, inscreveram o prédio no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado ( Condephaat ) , conseguindo recursos para restaurá-lo. Nas décadas de 1970 e 80, o local passou por duas pequenas reformas.
O prédio – que ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí – abriga mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes. Os permissionários – nome que se dá ao lojista ou comerciante que tem a permissão de uso do espaço para comercialização dos produtos nos boxes do Mercadão – têm seus interesses representados pela Renome, uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado e sem fins lucrativos.
Rua da Cantareira
Esta rua foi completamente aberta a partir do início do século XX. Antes disso ( em 1897 ) existia somente o trecho entre as Ruas Dr. Jorge Miranda e João Teodoro, e que recebia o nome de “Rua Tubarão”. Estendida no século XX até as proximidades do atual Mercado Municipal, recebeu o nome de “Cantareira”, uma referência a Serra da Cantareira, localizada na Zona Norte de São Paulo.
Região de mananciais, desde 1864 o governo cogitava captar as águas da Cantareira para sua distribuição na cidade. Organizada a extinta Companhia Cantareira de Águas e Esgotos em 1877, somente em 1881 é que o serviço foi inaugurado. Cantareira provem do nome cântaro, vaso usado de barro para transportar água. A Rua da Cantareira fica no Centro de São Paulo e é onde se encontra o Mercadão da cidade.
Horário de Funcionamento Mercado de SP
Varejo – Público Geral:
- Segunda a Sábado das 6h às 18h e Domingo das 6h às 16h
Atacado – Grande Quantidade:
- Segunda a Sábado das 22h às 6h
Como chegar ao Mercadão de São Paulo
Estações mais próximas:
Luz ( Metrô – 1 Azul / 4 Amarela )
São Bento ( Metrô – 1 Azul )
Clique aqui para calcular a melhor rota de ônibus
para chegar até o Mercadão de São Paulo.
para chegar até o Mercadão de São Paulo.
Pretende ir de carro? Mercado Cantareira conta com um
estacionamento próprio, que é administrado pelo sistema
Zona Azul. A região conta também com estacionamentos particulares.
Visita obrigatória para turistas de todo o Brasil e de outros países, o Mercado Municipal Paulistano é um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade. E não é para menos. No Mercadão de SP, como é carinhosamente conhecido pelos seus frequentadores, é possível encontrar de verduras, legumes e frutas fresquinhas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha.
Mercadão de SP Lanche de Mortadela
Sobre o nascimento do ícone do Mercadão, o sanduíche de mortadela. Em 1933, o mesmo ano de inauguração do mercado, foi aberto um estabelecimento criado por dois primos de descendência portuguesa. O lugar só passaria a ser conhecido por seu nome atual, Bar do Mané, na década de 70, quando foi assumido por Manoel Cardoso Loureiro, filho de um dos fundadores. Atualmente administrado pela terceira e quarta gerações da família, oferece um saboroso bolinho de bacalhau. Mas não é por essa iguaria que o lugar é conhecido.
Reza a lenda que, nos anos 60, durante uma brincadeira entre os funcionários, surgiu um sanduíche com recheio exagerado de mortadela. O lanche excepcional despertou a curiosidade, agradou à clientela e, nos anos seguintes, passou a ser copiado por muitos outros bares e lanchonetes da capital. Nascia assim um mito da gastronomia paulistana.
Mercadão de SP de Frutas a Peixes
O Mercado Cantareira foi idealizado para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, peixes temperos e outros produtos alimentícios. Porém, sua primeira função foi a de armazém de pólvora e munições. O prédio – que ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí – abriga nos dias de hoje mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes. O Mercado Municipal Paulistano funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h e aos domingos e feriados das 6h às 16h. No atacado, funciona de segunda a sábado, das 22h às 6h.
As frutas do Mercadão são as mais famosas de São Paulo, se não do Brasil. Lá você encontra centenas de opções que vão das mais comuns como a banana, a laranja e a maça até as mais exóticas que em sua grande maioria são importadas como a Pitaya, também conhecida como Fruta do Dragão, que pode ter polpa branca e vermelha e é natural da Austrália e Ásia, ou a famosa mas não muito popular no Brasil, Groselha Americana.
Os altos preços das frutas do Mercadão é algo que vem sido discutido e julgado a um bom tempo, mas segundo pesquisas e os próprios permissionários a qualidade das frutas é incomparavelmente superior a qualquer outro estabelecimento da cidade.
A variedade de peixes não é diferente da das frutas, são grandes boxes comercializando delícias do mar e de rios também, por lá é possível adquirir até 10 variedades de camarão, centenas de peixas como salmão, tilápia, robalo, sardinha e muito mais se tratando de frutos do mar, como mariscos, polvo, lula, caranguejo e por ai vai. Os valores dos sabores do mar são julgados pelo público mais justos comparados aos valores das frutas.
Um importante prédio histórico e arquitetônico da cidade, o Mercado Municipal também se destaca hoje como polo cultural e turístico. Cerca de 50 mil pessoas circulam por lá toda semana. Em 2004, aconteceu a maior reforma do Patrimônio, que ganhou um mezanino de dois mil metros quadrados ( autoria do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva ), destinado à praça de alimentação, com diversos quiosques de comes e bebes.
Já em 2006, por meio de uma parceria com a iniciativa privada foi criado, no mezanino, o Mercado Gourmet, uma cozinha totalmente equipada para aulas e eventos ligados à gastronomia. Shows musicais, apresentações teatrais, feiras de artesanato e eventos diversos também têm sido constantes nas dependências do Mercado Paulistano, atraindo os mais variados públicos.
CONTATO
Neste site o morador pode encontrar com facilidade e comodidade informações do Mercado Municipal de São Paulo em poucos cliques! Nosso objetivo é fornecer o máximo de informações sobre o Mercadão SP como o endereço completo, telefone, horário de atendimento, lojas, restaurantes, estacionamento, turismo, etc…
Endereço Mercado Municipal SP
Rua Cantareira, 306 – Centro – São Paulo – CEP: 01103-200
Telefone Mercado Municipal SP
- (11) 3313-3365
Horário de Atendimento
Segunda à Sábado das 6h às 17h
Outras Informações
Site Mercado Municipal SP: www.mercadomunicipalsp.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário