Fruta ou suco natural - o que é mais saudável?
Veja as dicas da nutricionista e descubra se um copo de suco possui os mesmos nutrientes da fruta
Para quem acha que pode substituir o consumo da fruta in natura por um copo de suco da fruta, a resposta é sim e não. Se formos pensar somente nos nutrientes da fruta essa substituição pode ser feita.
Uma vez que as vitaminas da fruta são preservadas quando batidas ou espremidas no preparo do suco.
A única ressalva é em relação a quantidade de fibras. Durante o preparo do suco as fibras das frutas são perdidas. Não completamente, mas a quantidade diminui bastante.
Mas você pode aumentar a quantidade de fibras do seu suco acrescentando outros alimentos fonte de fibras, como: linhaça, couve, chia. Bater a fruta com a casca também minimiza essa perda.
Apesar do consumo da fruta ser o ideal, para quem realmente não consome, o suco natural é uma boa opção, principalmente se comparado aos sucos industrializados. Os sucos concentrados ou mesmo os sucos de caixinha não tem os mesmos nutrientes do suco natural, além de maior quantidade de açúcar. O suco natural tem somente o "açúcar da fruta", a frutose.
Outra questão sobre essa troca foi levantada em um estudo publicado recentemente pelo British Medical Journal. A pesquisa analisou se o consumo de suco de frutas aumentaria o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2, quando comparado ao consumo de frutas.
Segundo o estudo, o hábito de beber todos os dias um ou mais copos de suco de fruta aumenta em até 21% as chances de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2 .
Em contrapartida, trocando os sucos por um consumo frequente de quaisquer frutas, o risco de diabetes cai em aproximadamente 7%.
A explicação para isso é a tal perda de fibras que citamos nos primeiros parágrafos. Quando retiramos a fibra do alimento, as taxas de açúcar no sangue aumentam mais rapidamente.
Vale lembrar, que mesmo com esse "ponto contra" o suco de frutas, ele ainda é a melhor substituição para refrigerantes, sucos industrializados e bebidas com gás.
Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112
Fonte: Mais Equilíbrio.com.br
Entenda a diferença entre os tipos de suco
Natural, concentrado, néctar ou polpa, qual a melhor opção?
Com a preocupação de ter uma alimentação mais saudável e cortar refrigerantes do cardápio, a procura de sucos aumentou bastante. Mas será que a escolha do suco está correta? Trocar refrigerante por suco em pó, conhecido como refresco, é mesmo a melhor opção?
É preciso ficar de olho no que significa cada tipo de suco, a variedade é muito grande: suco natural (feito na hora com a fruta fresca), suco integral, suco de polpa congelada, néctar de fruta (latinhas e caixinhas), suco concentrado (garrafinhas), suco em pó (refresco desidratado) e suco orgânico.
Segundo decreto do Ministério da Agricultura, um suco de fruta é uma bebida não fermentada, não concentrada e não diluída, obtida da fruta madura e podendo ser adicionada de açúcares.
Suco integral
100% natural, sem adição de água, conservantes e aditivos. Ele é uma ótima alternativa para as pessoas que não têm muito tempo para preparar um suco natural todos os dias, pois já vem pronto. O único ponto negativo é que geralmente é mais caro que o néctar.
Polpa de fruta
Outra boa opção quando não é possível preparar o suco natural. Pode ser encontrada em porções individuais e geralmente é batida com água ou leite. No processo de congelamento, a fruta perde algumas propriedades nutricionais, mas mesmo assim continua sendo uma opção saudável.
Néctar
Néctar, o próprio nome já nos remete a algo doce, e realmente é. Ele é uma bebida que já vem adoçada, diluída em água potável e pronta para o consumo. O néctar é diferente de suco, pois contém apenas de 20 a 50% de polpa, sendo o restante água e açúcar. Normalmente é vendido em caixinhas e latas.
Suco concentrado de garrafinha (bebida de fruta)
Tem menos açúcar que o néctar e é mais barato mas leva muita água, pouca polpa, em torno de 2 a 10% e corantes, aromatizantes e conservantes.
Refresco (desidratado)
Ele é conhecido como suco de pozinho e necessita ser diluído em água. Por conter pouquíssima quantidade de polpa de fruta, ele não deveria nem ser chamado de suco, já que é muito artificial. Em questão a propriedades nutricionais, este suco é muito pobre e os hipertensos devem tomar cuidado com o seu consumo, pois contém muito sódio.
Suco orgânico
São fabricados com frutas cultivadas sem agrotóxicos. Por não terem conservantes eles têm uma durabilidade menor e geralmente são mais caros.
Na próxima ida ao supermercado fique de olho nas informações nutricionais dos produtos, não compre algo pensando que pode ser bom para sua saúde e na verdade não é.
Por:
Gabriela Cuesta
Nutricionista - CRN-3 35.584
"Na matéria, alguns termos foram colocados indevidamente, por exemplo: "Suco concentrado de garrafinha (bebida de fruta)
Tem menos açúcar que o néctar e é mais barato mas leva muita água, pouca polpa, em torno de 2 a 10% e corantes, aromatizantes e conservantes."
Você está se referindo a Refresco de Fruta, Cuco concentrado é aquele que foi retirado água do produto, pelo menos 50%. Alguns outros conceitos estão errados, qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail. Paulo Henrique Machado de Sousa, Professor Universidade Federal do Ceará.
16 relevâncias Paulo Henrique Machado de - postado em: 04/03/2013 - 21h40"
Nenhum comentário:
Postar um comentário