Bunge
A Bunge é uma empresa multinacional de agronegócio e alimentos. De origem holandesa, está presente no Brasil, onde é a principal empresa do ramo agro-alimentar e a maior exportadora do país.
Verticalmente integrada, a empresa tem como slogan "do campo à mesa". Comercializa e processa grãos como (soja, trigo e milho), produz alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeites, arroz, atomatados, farinhas e pré misturas para bolos), atua em serviços portuários e de logística e produz açúcar e bioenergia.
Hoje, no Brasil, a Bunge alimentos conta com mais de 20 mil empregados, trabalhando em cerca de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal.
É detentora de várias marcas, tais como Salada, Soya, All Day, Cardeal, Delícia, Primor, Etti, Salsaretti e Bunge Pro.
História da Bunge no mundo
A história da Bunge começa em 1818, quando foi fundada a Bunge & Co., em Amsterdã, Holanda, por um negociante de origem alemã, Johannpeter G. Bunge, para comercializar produtos importados das colônias holandesas e grãos. Alguns anos depois, a sede da empresa muda-se para Roterdã e são abertas subsidiárias em outros países europeus.
Em 1859, a convite do rei do recém-criado Reino da Bélgica, a Bunge transfere sua sede para Antuérpia, tornando-se o braço comercial da expansão internacional do novo Reino. Inicia negócios na Ásia e África, já sob o comando de Edouard Bunge, neto do fundador.
Em 1884, Ernest Bunge, irmão de Edouard, muda-se para a Argentina, onde, com outros sócios, cria uma empresa coligada com o nome de Bunge Y Born, com o objetivo de participar do mercado de exportação de grãos do país.
Hoje, a Bunge Limited é uma empresa global, com sede em White Plains, Nova York,líder do agronegócio e produtos alimentícios, com aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 40 países.
História da Bunge no Brasil
Em 2014, a Bunge inaugura complexo portuário no Pará
No Brasil, a trajetória da empresa tem início em 1905, quando ela começa a participar minoritariamente do capital da S.A. Moinho Santista Indústrias Gerais, empresa de compra e moagem de trigo de Santos (SP - Brasil). É o início de uma rápida expansão no País com a aquisição de diversas empresas nos ramos de alimentação e agronegócio.
Alguns anos depois, 1923, a Bunge compra a empresa Cavalcanti & Cia., em Recife (PE- Brasil), que resultou na formação da Sanbra, posteriormente denominada Santista Alimentos. Em 1938, ela passa a comercializar fertilizantes, com a constituição da Serrana S.A. de Mineração. Para aumentar sua participação neste mercado, em 1997, ela compra a IAP, tradicional empresa do ramo no país. Nos anos seguintes, outras duas grandes empresas de fertilizantes são incorporadas à Bunge: a Ouro Verde e a Manah. Para a área de alimentos, 1997 também foi um ano importante, marcado pela aquisição da líder no processamento de soja e produção de farelo e óleos, Ceval Alimentos.
Em 2007, a empresa adquire sua primeira usina de cana-de-açúcar em Santa Juliana, MG. Um ano depois assume o controle da Usina Monteverde em Ponta Porã, MS, e inicia a construção de uma terceira usina em Pedro Afonso, TO. Em 2010, a empresa unifica suas atividades sob o comando do ex-ministro Pedro Parente, vende a sua área de mineração de nutrientes para fertilizantes para a Vale e adquire a Moema Par, holding com cinco usinas de cana-de-açúcar, localizadas em São Paulo e Minas Gerais. Em 2013, a Bunge vende as fábricas e operação de distribuição de Fertilizantes no Brasil para a Yara Internacional ASA .
Em 2014, Pedro Parente anuncia a sua aposentadoria da empresa sendo substituído por Raul Padilla como Presidente e CEO da Bunge Brasil. Em 2014, a Bunge inaugura o complexo portuário Miritituba - Barcarena, que envolve a Estação de Transbordo, em Miritituba, e o Terminal Portuário Fronteira Norte (Terfron), localizado em Barcarena, ambos no Pará.
Alimentos - Marcas Bunge
- All Day
- Cajamar
- Cardeal
- Delícia
- Etti
- Primor
- Salada
- Salsaretti
- Soya
- All Day
- Cajamar
- Cardeal
- Delícia
- Etti
- Primor
- Salada
- Salsaretti
- Soya
Panificação, confeitaria e refeição
No mercado food service, a Bunge trabalha com produtos derivados de trigo (farinhas, reforçadores e misturas para pães bolos e panetone), derivados de soja (óleos, margarinas, maioneses, gorduras, cremes), azeites, arroz e atomatados. As principais marcas da linha profissional Bunge Pro para esse segmento são:
- Suprema Soberana
- Pré-Mescla
- Bentamix
- Gradina
- Ricca
- Cukin
- Primor
- Etti
- Soya
- Cardeal
Sustentabilidade
A Bunge busca o desempenho econômico respeitando o meio ambiente e responsabilidade social. É regida pela política de sustentabilidade, política de meio ambiente e política de biodiversidade, entre outras, que direcionam todos os negócios da empresa. A gestão é a única do setor com reconhecimento por 5 anos (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013) no Guia Exame de Sustentabilidade. Também, foi premiada pela Época (revista) - Mudanças Climáticas e Época - Empresas-Verde , além de já ter sido apontada como Top 10 em sustentabilidade no Brasil pela FBDS / SustainAbility.
Soya Recicla contribui com a sustentabilidade nos lares brasileiros
A gestão baseia-se no controle de riscos e oportunidades de negócio para a empresa. Dentro deste conceito, realiza consulta de stakeholders regularmente, sendo a única do setor a publicar o relatório de sustentabilidade , padrão GRI A+ já por 5 anos consecutivos.
A Bunge estabeleceu uma plataforma de sustentabilidade na condução de suas atividades, que compreende:
- Agricultura Sustentável (promoção de melhores práticas agrícolas e garantia de suprimento sem restrições ambientais e sociais, como devido à Moratória da Soja e Trabalho Análogo ao Escravo. Ainda, rege as certificações de reconhecimento no mercado, como a Bonsucro ®, que já certificou 3 usinas da Bunge;
- Mudanças climáticas (com metas de redução de emissões e promoção de projetos no mercado de carbono, como o novo projeto da Florestal Santa Maria, que gera 1 milhão de toneladas anuais de carbono retido);
- Dietas Saudáveis (com parcerias como a IPAS e gestão em linha com o suplemento especial do GRI);
- Redução de resíduos (com metas de redução e promoção de reciclagem de resíduos. Nesse aspecto, a parceria com o Instituto Triangulo permite que cerca de 1.100 pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado possam ser reciclados para biodiesel e sabão. Desde 2006, mais de 1 milhão de quilos foram recicladas pelo programa Soya Recicla
Fundação Bunge
Em comemoração aos 50 anos de atuação no Brasil, foi instituída, em 1955, a Fundação Moinho Santista, atual Fundação Bunge , com o objetivo de incentivar as Ciências, Letras e Artes. Hoje, a Fundação Bunge tem como missão contribuir para o desenvolvimento da cidadania, por meio de ações de valorização da educação e do conhecimento.
Fundação Bunge é a entidade social da Bunge, criada em 1955
A Fundação Bunge possui três linhas de atuação:
- Socioambiental: programas que visam estreitar a relação entre o homem e o seu ambiente natural, social, econômico e cultural, seja através de uma educação sustentável, seja através da formação profissional voltada à sustentabilidade. Nesta área de atuação estão o Comunidade Educativa e o Comunidade Integrada.
- Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável: prêmios e projetos que estimulam novos agentes de transformação, a partir do exemplo e da troca de conhecimento, como o Prêmio Fundação Bunge e Apoio a Estudos e Pesquisas.
- Preservação da Memória: contém o Centro de Memória Bunge. Representa o valor do passado para a renovação do presente.
Centro de Memória Bunge
Fonte: Centro de Memória Bunge
Valorizar o passado na construção de um novo aprendizado
Criado em 1994, O Centro de Memória Bunge é um dos mais completos acervos de memória empresarial do país, com materiais diversos como documentos cartográficos, iconográficos, filmográficos e textuais, entre outros, de mais de 100 anos de memória da Bunge no Brasil. Para facilitar o acesso ao público e compartilhar o aprendizado construído, o Centro de Memória Bunge disponibiliza seu acervo online e atende gratuitamente a pesquisas.
- OBJETIVOS
- Guarda e preservação da memória;
- Disseminação do conhecimento;
- Utilização de seu acervo para tomadas estratégicas de gestão por parte da Bunge.
- ATIVIDADES
- Atendimento a pesquisas
- Exposições temáticas
- Processamento técnico
- Jornadas Culturais
- Oficinas de preservação
- Visitas Técnicas
- Integração de novos colaboradores Bunge
Jornadas Culturais
As Jornadas Culturais sintetizam uma ação essencialmente educativa e cultural cujo objetivo é conscientizar sobre a importância da preservação de acervos históricos e patrimoniais. A ação, criada em 2004, oferece palestras/oficinas, gratuitas, que acontecem em diversas regiões do país, ministradas por especialistas com ampla atuação em suas áreas. Desde sua criação já foram realizados 77 encontros, que reuniram 6.046 pessoas.
Rua Diogo Moreira, 184 - 5º andar - Pinheiros - CEP 05423-010 - São Paulo, SP
Tel.: (11) 3914-0846
Tel.: (11) 3914-0846
Nenhum comentário:
Postar um comentário