terça-feira, 9 de abril de 2019

Bunge - Centro de Memória Bunge

Bunge


Bunge é uma empresa multinacional de agronegócio e alimentos. De origem holandesa, está presente no Brasil, onde é a principal empresa do ramo agro-alimentar e a maior exportadora do país.
Verticalmente integrada, a empresa tem como slogan "do campo à mesa". Comercializa e processa grãos como (sojatrigo e milho), produz alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeites, arroz, atomatados, farinhas e pré misturas para bolos), atua em serviços portuários e de logística e produz açúcar e bioenergia.


Hoje, no Brasil, a Bunge alimentos conta com mais de 20 mil empregados, trabalhando em cerca de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal

É detentora de várias marcas, tais como Salada, Soya, All Day, Cardeal, Delícia, Primor, Etti, Salsaretti e Bunge Pro.

História da Bunge no mundo
A história da Bunge começa em 1818, quando foi fundada a Bunge & Co., em AmsterdãHolanda, por um negociante de origem alemã, Johannpeter G. Bunge, para comercializar produtos importados das colônias holandesas e grãos. Alguns anos depois, a sede da empresa muda-se para Roterdã e são abertas subsidiárias em outros países europeus.
Em 1859, a convite do rei do recém-criado Reino da Bélgica, a Bunge transfere sua sede para Antuérpia, tornando-se o braço comercial da expansão internacional do novo Reino. Inicia negócios na Ásia e África, já sob o comando de Edouard Bunge, neto do fundador.
Em 1884, Ernest Bunge, irmão de Edouard, muda-se para a Argentina, onde, com outros sócios, cria uma empresa coligada com o nome de Bunge Y Born, com o objetivo de participar do mercado de exportação de grãos do país.
Hoje, a Bunge Limited é uma empresa global, com sede em White PlainsNova York,líder do agronegócio e produtos alimentícios, com aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 40 países.
História da Bunge no Brasil

                        Em 2014, a Bunge inaugura complexo portuário no Pará

No Brasil, a trajetória da empresa tem início em 1905, quando ela começa a participar minoritariamente do capital da S.A. Moinho Santista Indústrias Gerais, empresa de compra e moagem de trigo de Santos (SP - Brasil). É o início de uma rápida expansão no País com a aquisição de diversas empresas nos ramos de alimentação e agronegócio.
Alguns anos depois, 1923, a Bunge compra a empresa Cavalcanti & Cia., em Recife (PE- Brasil), que resultou na formação da Sanbra, posteriormente denominada Santista Alimentos. Em 1938, ela passa a comercializar fertilizantes, com a constituição da Serrana S.A. de Mineração. Para aumentar sua participação neste mercado, em 1997, ela compra a IAP, tradicional empresa do ramo no país. Nos anos seguintes, outras duas grandes empresas de fertilizantes são incorporadas à Bunge: a Ouro Verde e a Manah. Para a área de alimentos, 1997 também foi um ano importante, marcado pela aquisição da líder no processamento de soja e produção de farelo e óleos, Ceval Alimentos.
Em 2007, a empresa adquire sua primeira usina de cana-de-açúcar em Santa Juliana, MG. Um ano depois assume o controle da Usina Monteverde em Ponta Porã, MS, e inicia a construção de uma terceira usina em Pedro Afonso, TO. Em 2010, a empresa unifica suas atividades sob o comando do ex-ministro Pedro Parente, vende a sua área de mineração de nutrientes para fertilizantes para a Vale e adquire a Moema Par, holding com cinco usinas de cana-de-açúcar, localizadas em São Paulo e Minas Gerais. Em 2013, a Bunge vende as fábricas e operação de distribuição de Fertilizantes no Brasil para a Yara Internacional ASA .
Em 2014, Pedro Parente anuncia a sua aposentadoria da empresa  sendo substituído por Raul Padilla como Presidente e CEO da Bunge Brasil. Em 2014, a Bunge inaugura o complexo portuário Miritituba - Barcarena, que envolve a Estação de Transbordo, em Miritituba, e o Terminal Portuário Fronteira Norte (Terfron), localizado em Barcarena, ambos no Pará.

Alimentos - Marcas Bunge

  • All Day
  • Cajamar
  • Cardeal
  • Delícia
  • Etti
  • Primor
  • Salada
  • Salsaretti
  • Soya

Panificação, confeitaria e refeição

No mercado food service, a Bunge trabalha com produtos derivados de trigo (farinhas, reforçadores e misturas para pães bolos e panetone), derivados de soja (óleos, margarinas, maioneses, gorduras, cremes), azeites, arroz e atomatados. As principais marcas da linha profissional Bunge Pro para esse segmento são:
  • Suprema Soberana
  • Pré-Mescla
  • Bentamix
  • Gradina
  • Ricca
  • Cukin
  • Primor
  • Etti
  • Soya
  • Cardeal

Sustentabilidade

A Bunge busca o desempenho econômico respeitando o meio ambiente e responsabilidade social. É regida pela política de sustentabilidade, política de meio ambiente e política de biodiversidade, entre outras, que direcionam todos os negócios da empresa. A gestão é a única do setor com reconhecimento por 5 anos (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013) no Guia Exame de Sustentabilidade. Também, foi premiada pela Época (revista) - Mudanças Climáticas e Época - Empresas-Verde , além de já ter sido apontada como Top 10 em sustentabilidade no Brasil pela FBDS / SustainAbility.
Soya Recicla contribui com a sustentabilidade nos lares brasileiros
A gestão baseia-se no controle de riscos e oportunidades de negócio para a empresa. Dentro deste conceito, realiza consulta de stakeholders regularmente, sendo a única do setor a publicar o relatório de sustentabilidade , padrão GRI A+ já por 5 anos consecutivos.
A Bunge estabeleceu uma plataforma de sustentabilidade na condução de suas atividades, que compreende:
  • Agricultura Sustentável (promoção de melhores práticas agrícolas e garantia de suprimento sem restrições ambientais e sociais, como devido à Moratória da Soja e Trabalho Análogo ao Escravo. Ainda, rege as certificações de reconhecimento no mercado, como a Bonsucro ®, que já certificou 3 usinas da Bunge;
  • Mudanças climáticas (com metas de redução de emissões e promoção de projetos no mercado de carbono, como o novo projeto da Florestal Santa Maria, que gera 1 milhão de toneladas anuais de carbono retido);
  • Dietas Saudáveis (com parcerias como a IPAS e gestão em linha com o suplemento especial do GRI);
  • Redução de resíduos (com metas de redução e promoção de reciclagem de resíduos. Nesse aspecto, a parceria com o Instituto Triangulo permite que cerca de 1.100 pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado possam ser reciclados para biodiesel e sabão. Desde 2006, mais de 1 milhão de quilos foram recicladas pelo programa Soya Recicla

Fundação Bunge

Em comemoração aos 50 anos de atuação no Brasil, foi instituída, em 1955, a Fundação Moinho Santista, atual Fundação Bunge , com o objetivo de incentivar as Ciências, Letras e Artes. Hoje, a Fundação Bunge tem como missão contribuir para o desenvolvimento da cidadania, por meio de ações de valorização da educação e do conhecimento.
Fundação Bunge é a entidade social da Bunge, criada em 1955
A Fundação Bunge possui três linhas de atuação:
  • Socioambiental: programas que visam estreitar a relação entre o homem e o seu ambiente natural, social, econômico e cultural, seja através de uma educação sustentável, seja através da formação profissional voltada à sustentabilidade. Nesta área de atuação estão o Comunidade Educativa e o Comunidade Integrada.
  • Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável: prêmios e projetos que estimulam novos agentes de transformação, a partir do exemplo e da troca de conhecimento, como o Prêmio Fundação Bunge e Apoio a Estudos e Pesquisas.
  • Preservação da Memória: contém o Centro de Memória Bunge. Representa o valor do passado para a renovação do presente.

Centro de Memória Bunge

Valorizar o passado na construção de um novo aprendizado
Criado em 1994, O Centro de Memória Bunge é um dos mais completos acervos de memória empresarial do país, com materiais diversos como documentos cartográficos, iconográficos, filmográficos e textuais, entre outros, de mais de 100 anos de memória da Bunge no Brasil. Para facilitar o acesso ao público e compartilhar o aprendizado construído, o Centro de Memória Bunge disponibiliza seu acervo online e atende gratuitamente a pesquisas.
OBJETIVOS
  • Guarda e preservação da memória;
  • Disseminação do conhecimento;
  • Utilização de seu acervo para tomadas estratégicas de gestão por parte da Bunge.
ATIVIDADES
  • Atendimento a pesquisas
  • Exposições temáticas
  • Processamento técnico
  • Jornadas Culturais
  • Oficinas de preservação
  • Visitas Técnicas
  • Integração de novos colaboradores Bunge








Jornadas Culturais

As Jornadas Culturais sintetizam uma ação essencialmente educativa e cultural cujo objetivo é conscientizar sobre a importância da preservação de acervos históricos e patrimoniais. A ação, criada em 2004, oferece palestras/oficinas, gratuitas, que acontecem em diversas regiões do país, ministradas por especialistas com ampla atuação em suas áreas. Desde sua criação já foram realizados 77 encontros, que reuniram 6.046 pessoas.
Confira a programação de 2019
Veja as palestras já realizadas
















Rua Diogo Moreira, 184 - 5º andar - Pinheiros - CEP 05423-010 - São Paulo, SP
Tel.: (11) 3914-0846

Nenhum comentário:

Postar um comentário