terça-feira, 2 de abril de 2019

Cuidados Integrativos Fundamentais ( C.I.) - Introdução

Cuidados Integrativos Fundamentais ( C.I.) - Introdução
Profª. Dra. Sissy Veloso Fontes

O têrmo "Cuidados Integrativos" consiste num "novo paradigma" que associa conhecimentos orientais milenares e gregos arcaicos, sabedoria de povos nativos e avanços tecnocientíficos ocidentais modernos, promovendo a interface entre, além e através dos eixos "Saúde e Educação" visando cuidar de toda a natureza em geral, onde o ser humano está incluso.

"Não é como é que eu me alimento, e sim como DIGERIR".

Faz parte a natureza humana em toda a multidimensionalidade. onde a totalidade é manifesta no ato de CUIDAR COM AMOR (2014).

A   saúde transdimensional e a educação transdisciplinar são, em essência as base conceituais dos "CUIDADOS INTEGRATIVOS".

Considera-se a prática dos Cuidados Integrativos em saúde per si, "um processo de educação" em "BEM SER"; e, em educação de per si um processo de saúde em 'BEM VIVER", ao invés de Bem Estar.

Cooperação e não Competição.

Os Cuidados Integrativos é, portanto, uma prática de saúde e educação 'ALICERÇADA EM VALORES UNIVERSAIS", éticos (modo de ser) e morais (costumes) com método, teorias e técnicas e, habilidades próprias(2014)

"Cuidados Integrativos" considera a indissolubilidade entre a saúde com uma visão sistêmica, cujo preceito antropológico é, mínimamente pentadimensional e a educação, alicerçada na visão transdisciplinar, cujo modelo de ensino admite, a partir do lugar do 3º.

Incluído os diferentes níveis de realidade e a complexidade propicia "nova tomada de consciência do saber, do sentidos e do fazer", com base no "SER QUE CUIDA DE SI, DO OUTRO E DO PLANETA (2014).

Fonte: Cuidados Integrativos, de Sissy Veloso Fontes e equipe


  1. É trabalhado por meio de práticas corporais e atividades física, artísticas-culturais e de lazer e, de modos de vida mais saudáveis; 
  2. profissionais de outras áreas correlatas da área de humanas, envolvidas em estudos sobre sustentabilidade, ecologia, direitos humanos e exercício de cidadania, humanização da saúde, cultura de paz, e outros; 
  3. autocuidado integrado nos diferentes âmbitos da saúde (físico, psíquico, social e no ético), bem estar e, estilo de vida saudável, incluindo bons hábitos de alimentação, prática regular de exercícios e atividade física, valorização da arte e cultura, além de ações comunitárias que propiciem a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário