terça-feira, 30 de abril de 2019

Museu Memória do Bixiga - Mumbi

Museu Memória do Bixiga - Mumbi

O museu

O Museu Memória do Bixiga está localizado  numa casa tombada pelo patrimônio histórico de São Paulo, distrito do Bixiga (Bela Vista, na Rua dos Ingleses, 118.

O Museu foi inaugurado em 1981 e projetado pelo "promotor" maior do bairro, o ativista cultural Armandinho Puglisi (1931 - 1994) e apresenta objetos que contam a história dos imigrantes italianos na região. Está instalado em uma casa construída no inicio do século XX.

Além disso, a coleção inclui 8.000 fotos e 1.500 objetos, incluindo os de Adoniram Barbosa.

Foi fechado entre 2005 e 2010 e foi reaberto em 18 de março de 2010.

História

O Museu do Bixiga foi criado em 1.980 e inaugurado em 1981, por Armando Puglisi. Muitos dos objetos expostos foram doados por Armandinho, como era conhecido no bairro.

Bicicletas, máquinas para fazer macarrão e aquelas garrafas de leite que foram entregues porta a porta são alguns dos objetos. Outros artigos foram doados pelos residentes, como capacetes e armas da revolução de 1932, as imagens da vizinhança, os sapatos de Carmen Miranda, atriz e cantora, e até mesmo os uniformes da escola de samba Vai-Vai.

Muso inspirador dos sambas de Adoniram Barbosa e da carnavalesca Vi-Vai, terra do antropofágico Teatro Oficina, reduto da cultura italiana e sede da tradicional festa da Nossa Sra. Achiropita e da feirinha de antiguidades, o Bixiga é um dos bairros mais tradicionais da capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário