sábado, 17 de agosto de 2013

Dicas para manter a casa afastada dos ácaros

Dicas para manter a casa afastada dos ácaros

Especialistas ensinam como deixar sua casa mais limpa e livre de poeira


Usar roupas antigas do guarda-roupa, arrastar móveis, limpar armários, dormir de edredom ou cobertor… Essas pequenas atitudes infestam a casa de ácaros, um verdadeiro pesadelo para quem sofre de rinite alérgica.
Veja dicas da especialista em limpeza do Grupo Lotus, Natália Mantovani e do alergista Jorge de Oliveira, diretor da Clínica Pró-Imuno, do Rio de Janeiro para manter sua casa afastada dos ácaros.
Mantendo a casa mais limpa
Na correria do dia a dia, é difícil arranjar tempo para fazer uma limpeza pesada que remova as sujeiras mais profundas. No entanto, a especialista em limpeza afirma que para deixar a casa longe dos ácaros, é preciso realizar uma limpeza diária, mesmo que sejam rápidas.
“Para deixar a casa longe dos ácaros, deve-se manter os ambientes arejados, realizar a lavagem frequente de almofadas, edredons e colchões e lavar semanalmente os bonecos de pelúcia. Inclusive, é bom evitar bichinhos de pelúcia, tapetes e cortinas, pois se não forem higienizados corretamente, acumulam muitos ácaros”, afirma.
Dicas para higienizar a casa
Controlar o ambiente é essencial para quem é alérgico ou sofre com problemas de asma, rinite e outras doenças respiratórias.
guarda-roupa, por exemplo, pode gerar um grande acúmulo de poeira e ácaros. Como o inverno no Brasil não é muito rigoroso, roupas de frio e cobertores passam muito tempo dentro do armário, afastados de locais arejados. “Devemos manter o guarda-roupa sempre bem arejado e organizado, pois isso dificulta o aparecimento de ácaros e poeira”, completa a especialista em limpeza.
Confira algumas recomendações do médico alergista Jorge de Oliveira para deixar a casa mais limpa:
Colchões, travesseiros e almofadas – Todos devem estar revestidos com plástico, couro ecológico ou outros materiais impermeáveis. Eles devem ser vedados com costuras para evitar o contato com ácaros. Evite capas com zíperes.
Cortinas e persianas – Quem é muito alérgico deve evitar as cortinas e preferir as persianas. A cortina, mesmo que seja lavada com frequência, acumula muita poeira e pode prejudicar quem tem rinite. Para garantir eficácia na limpeza da persiana, tente passar um pano úmido pelo menos a cada dois dias.
Tipos de móveis – Opte por móveis lisos e fáceis de limpar. Quanto menos objetos que acumulem poeira, melhor. Estante com vários livros também devem estar fora do quarto de pessoas alérgicas. Evite espanadores de pó, faça a limpeza com panos úmidos.
Limpeza do chão – A limpeza deve ser feita com produtos que não exalem cheiro. Evite os derivados dos amoníacos, que têm odor ativo. Não utilize vassoura, prefira um pano molhado para evitar que as partículas de poeira subam e se espalhem.
Ar mais limpo – Quem sofre com alergias não pode ficar em ambientes com difusores de fragrâncias, pois todo cheiro ativo irrita a mucosa nasal. Fumar dentro de ambientes fechados também é proibido.
Ventiladores e ar-condicionado – Apesar de muitos acreditarem que o ar-condicionado acumula muito poeira, eles são mais indicados do que os ventiladores. O jato do ar-condicionado tem uma velocidade muito menor, espalhando menos poeira no ambiente. No entanto, é imprescindível limpar os aparelhos de ar-condicionado, chamando uma assistência técnica ou trocando os filtros uma vez por semana. “Além da poeira, bactérias e vírus das pessoas que frequentam o lugar também ficam retidos nos componentes do sistema. A presença mais perigosa é a bactéria Legionella pneumophyla, típica desses aparelhos, que pode gerar um tipo de pneumonia grave conhecida como doença do legionário, ou uma febre chamada Pontiac, que podem matar se não tratadas”, informa o alergista.
Observação importante: Em períodos de baixa umidade do ar, é ideal utilizar um umidificador de ar. Caso contrário, são comuns os sintomas de tosse seca, olhos irritados, dificuldade para respirar e agravamento de alergias. Outra alternativa é deixar balde com água no quarto, lembrando de trocar a água periodicamente, para evitar dengue.
Fonte: Papo Feminino
 Consultoria: Natália Mantovani, especialista em limpeza do Grupo Lotus
Jorge de Oliveira, alergista e diretor da Clínica Pró-Imuno, do Rio de Janeiro. Site:www.clinicaproimuno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário