27 Passos de quadrilha para Festa junina
A quadrilha junina, de acordo com historiadores, surgiu no Brasil ainda durante o período colonial é uma dança popular típica, representada por casais que são orientados e animados por narrador. Entre alguns instrumentos que acompanham o ritmo da quadrilha junina estão a sanfona, o triângulo, o tambor e a viola. Para auxiliar os professores nos ensaios, segue abaixo passos de quadrilha junina.
Passos de quadrilha junina para ensaiar com as crianças:
1. CAMINHO DA FESTA: os noivos ficam na frente da fila. Os pares ficam de braços dados, as damas à esquerda dos cavalheiros. Os pares entram.
2. ANARRIÊ: as damas e os cavalheiros se separam formando duas colunas.
3. OS CAVALHEIROS CUMPRIMENTAM AS DAMAS: eles se aproximam das damas cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida e voltam a seus lugares caminhando de costas.
4. AS DAMAS CUMPRIMENTAM OS CAVALHEIROS: agora é a vez das damas irem até os cavalheiros e cumprimenta-los. Elas também voltam de costas para os seus lugares.
5. SAUDAÇÃO GERAL: tanto as damas como os cavalheiros andam para a frente e se cumprimentam.
6. BALANCE: damas e cavalheiros balançam os braços naturalmente.
7. PREPARAR PARA O GALOPE: a noiva e o noivo se encontram e saem de mãos dadas para o alto pulando de lado até o final da fila. Todos os casais fazem assim até os noivos voltarem a ser os primeiros, continue de olho nos passos de quadrilha.
8. OLHA O TÚNEL: as damas de frente para os cavalheiros elevam os braços para cimae de mãos dadas fazem o túnel. Os primeiros a passar pelo túnel são os noivos e os outros vão em seguida e formam os pares para começar a formar a roda.
9. OLHA O GRANDE PASSEIO: começam a formar a roda as damas para o lado de dentro.
10. DAMAS AO CENTRO: as damas formam a roda e giram e os cavalheiros também.
11. COROA DE ROSAS: os cavalheiros, de mãos dadas, erguem os braços na vertical sobre a cabeça das damas, como se as coroassem. Depois abaixam os braços passando-os pela frente, até a altura da cintura, girando para a esquerda ou para direita.
12. DESCOROAR: os cavalheiros tiram os braços e formam a roda.
13. DAMAS PROCURAM SEUS CAVALHEIROS: os cavalheiros param e as damas continuam rodando até encontrar o seu par, parando a esquerda do seu cavalheiro.
14. CARACOL: as damas e os cavalheiros formam uma grande roda. A noiva solta uma das mãos do noivo e vai puxando os outros para dentro da roda. Todos devem estar de mãos dadas, formando o caracol. Chegando ao centro, a noiva faz o caminho de volta. Formando novamente a grande roda.
15. CAMINHO DA ROÇA: um anda atrás do outro com as mãos para trás e o corpo um pouco curvado para a frente.
16. OLHA A CHUVA: todos dão meia-volta (viram para o outro lado) e colocam a mão na cabeça.
17. JÁ PASSOU: todos dão meia-volta novamente e dizem “ahhhh”.
18. OLHA A COBRA: todos pulam, gritam e dão meia-volta.
19. JÁ MATARAM: todos dão meia-volta novamente e dizem aaahh.
20. A PONTE QUEBROU: todos dão meia-volta novamente.
21. JÁ CONSERTOU: voltam a dançar no outro sentido e dizem ah.
22. PREPARAR PARA O VIVA: todos em roda dão as mãos e sempre que disserem VIVA vão para o centro da roda e erguem os braços e gritam VIVA.
23. VIVA OS NOIVOS: viva.
24. VIVA OS CONVIDADOS: viva, e vão falando outros vivas.
25. PREPARAR PARA O GRANDE BAILE: cada dama pega o seu par e os dois começam a dançar juntos.
26. O GRANDE BAILE ESTÁ ACABANDO, VAMOS NOS DESPEDIR DO PESSOAL: os pares começam a dançar juntos.
27. AGORA, A DESPEDIDA: em fila os pares vão se despedindo dos convidados. As damas acenam com as mãos e os cavalheiros com os chapéus, e assim encerra os nossos passos de quadrilha.
Os passos de quadrilha foi preparado tendo em vista que a dança da quadrilha junina é uma das mais populares, mas vale ressaltar que tem várias outras danças, sendo: pandeirinha, dança da saia, rala o côco mexe a canjica e outras.
Para deixar seu trabalho dentro da sala de aula completo confere também as atividades festa junina educação infantil e o projeto festa junina educação infantil, todas as atividades desenvolvidas para atender as hipóteses de cada aluno e acrescentar o conhecimento cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário