Maior evento da comunidade nikkei no Brasil, o Festival do Japão não poderia deixar de abrir espaço na programação para uma das culturas mais populares nos últimos tempos, a dos cosplayers. A atividade de se vestir representando os personagens favoritos de mangás, animes, cinema, tem atraído milhares de fãs pelo país.
E em mais esta edição acontece o Akiba Cosplay Summit-Brasil, a partir das 17h10 do dia 22 (domingo), concurso com a participação de 60 inscritos que tentarão se destacar como os melhores intérpretes segundo o júri presente.
Haverá cinco vencedores: Troféu Akiba Cosplay (Grand Champion), Melhor Cosplay, Melhor Personificação, Cosplayer Revelação e Escolha do Público. Os selecionados, após inscrições feitas pela Internet, irão desfilar no palco da Arena 110 e mostrar sua melhor performance. “Na hora do desfile o cosplayer precisa encarnar o personagem, pois será analisada a sua fidelidade. Também será observada a qualidade da sua roupa pelo júri, que fará um questionamento de como o participante a confeccionou. Isso conta pontos, então não basta simplesmente comprar e sair vestindo”, explica Kendi Yamai, ator e apresentador do Akiba Cosplay Summit.
Mas ele sabe que os intérpretes são fãs e costumam trabalhar muito bem toda a montagem. Bem como os avaliadores, que são pessoas praticantes e muitas vezes produtores, que trabalham no meio. Ele avisa que mesmo quem não conseguiu se inscrever, mas que gostaria de participar, pode chegar ao espaço e tentar entrar. “Pois se algum inscrito falta, colocamos outro no lugar, na hora.”
O Festival do Japão contará ainda com uma área dedicada a esses admiradores da cultura geek, no Akiba Space, de 420 m2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário