Glossário
O glossário reúne algumas palavras, termos e expressões japonesas que são utilizadas comumente nas conversas.
B
- Banzai - "dez mil anos" (literalmente). É equivalente ao "Viva!". Numa cerimônia oficial esta saudação é dedicada exclusivamente ao imperador, mas, também, é usual para prestar homenagem e ao final de ocasiões festivas. Os braços são elevados acima da cabeça, gritando-se banzai, banzai, banzai (geralmente por três vezes). \o/ \o/ \o/
- Bonenkai - Festa de final de ano para se despedir tanto dos acontecimentos bons como dos ruins ou desagradáveis, deixando prá trás as rivalidades, as desigualdades e purificar o espírito para o Ano Novo (Vida Nova) que está chegando. Nesta ocasião são ditas as frases:"kotoshimo osewani narimashita" (muito obrigado pela colaboração deste ano) e "rainenmo yoroshiku onegaishimasu" (espero poder contar com a sua coloboração no ano que vem).
- Bonsai - "árvore num vaso" (literalmente). Bonsai é mais do que o cultivo de uma árvore num vaso, é a arte de moldá-la para que tenha aspecto natural e a aparência de uma árvore adulta sob as intempéries da natureza. O bonsai, tal qual a árvore adulta, muda a cada estação, ano após ano, requerendo trato diário com cortes e podas pelo resto da vida... e quanto mais o tempo passa, mais e mais vistosa ela fica.
- Bunkyo - Palavra formada pela contração da expressão "Bunka Kyokai", onde Bunka é Cultura e Kyokai é Associação, ou seja, significa Associação Cultural.
C
- Chado, Chanoyu ou Cerimônia do Chá - A tradicional e ritualística cerimônia para "simplesmente" servir chá. Por trás do simplesmente, vestes, gestos, polidez, tranquilidade, estão anos de prática, postura, tradição, reverência, concentração, entre outros, e arte.
G
- Gohan - Arroz.
- Gyoza [pronuncia-se guioza] - "pastelzinho" oriental recheado com carne e legumes.
H
- Hinomaru - "círculo do sol" (literalmente). A bandeira nacional japonesa, branca com um círculo vermelho no centro.
I
- Irashaimase - seja bem vindo(a). Forma muito polida e costumeira dos japoneses recepcionarem os visitantes.
K
- Karaoke [pronuncia-se karaokê] - Entretenimento originário do Japão (cidade de Kobe) para se cantar acompanhado de um fundo musical com músicos ao vivo ou playback instrumental. A palavra é composta de "KARAppo" que significa "vazio" e "OKEsutora", que significa "orquestra".
- Kakejiku - A arte da pintura em rolos japonesa.
M
- Mangá - O conhecido e reconhecido Quadrinho Japonês que tem influenciado os quadrinistas ocidentais. Desenhos com ângulos diferentes, inserção de onomatopéias e expressões faciais trasmitem o calor da cena.
- Matsuri - Festival. "uta matsuri", festival de canto, festival da canção.
- Motiyori - Refeição comunitária onde cada participante leva um prato de comida.
N
- Nikkei [nikkey] - (pessoa) de origem japonesa, emigrantes japoneses e seus descendentes.
- Nori - São como folhas de papel mas feitas de algas marinhas, desidratadas e tostadas. Tem um leve sabor marinho e é usado para envolver o arroz e fazer o maki sushi (o sushi em rodelas).
O
- Oshougatsu - Comemoração do Ano-Novo Japonês. Um momento sagrado para os japoneses para se purificar, fazer orações e dar boas-vindas ao ano que se inicia. As pessoas se cumprimentam dizendo "(Shinnen) Akemashite omedetou gozaimasu" cordialmente complementado por "Kotoshimo yoroshiku onegaishimasu" - "Felicitações pelo Novo Ano que se inicia, conto com a sua inestimável colaboração neste ano, também".
- Otaku - "Sua casa" (literalmente) [pronúncia otáku]. No ocidente, diz respeito ao fã dedicado de manga ou anime vestindo-se e comportando-se como o personagem de forma artística, porém, no Japão, toma significado mais amplo como "fanático", incorporando religiosamente o objeto de adoração (seja anime, seus personagens, brinquedos, pessoas famosas, etc).
- Otera - [pronúncia oterá] Templo.
R
S
- Sanshin - Instrumento musical feito de couro de cobra e com apenas três cordas, é tocado usando um dedal chamado "chimi". Muito popular em Okinawa, conta-se que foi inventado por um gênio chamado Akainko, que deu-lhe o nome de Sanshin, significando "três linhas". É derivado de instrumento chinês similar chamado "sanxian".
- Sashimi - Prato da culinária japonesa servido de finos filés de peixe fresco. É muito apreciado acompanhado de shoyu e wasabi.
- Shamisen - O Sanshin de Okinawa é o Shamisen no Japão e significa "o sabor das três cordas". Embora similares possuem características diferentes.
- Shakuhachi - [pronuncia-se chakuhati] Flauta de bambú japonesa que era tocada somente por monges nos templos da seita zen-budista "Fuke". Séculos depois, o shakuhati passou a ser tocado, também, fora dos templos, juntamente com o Koto e o Shamisen, tornando-se um dos principais instrumentos da música clássica japonesa.
- Shakuhachi Honkyoku: Em idos do século XVI, um monge percorreu o Japão coletando as diversas melodias ensinadas aos praticantes de shakuhachi nos templos. Originou-se, assim, o Honkyoku, uma coleção de 36 peças para o Shakuhachi Solo de caráter formalmente meditativo e de estética bastante peculiar, com algumas composições até do século VIII.
- Shinenkai - Festa para dar as boas vindas ao Ano Novo, uma Vida Nova; daí a importância do Bonenkai para resolver os problemas e esquecer os rancores do ano anterior. Nesta ocasião a frase mais dita é: "akemashite omedetou gozaimasu" (parabéns pela passagem de ano novo), complementado por "kotoshimo yoroshiku onegaishimasu" (conto novamente com a sua coloboração neste ano).
- Shodô - Arte da escrita caligráfica japonesa que desenvolveu-se como forma de expressão artística e meditação. "sho" escrita, "do" caminho.
- Shoyu - Molho de soja.
- Sumiê - Arte da pintura japonesa com tinta monocromática (à base de carvão e água) e faz uso das mesmas técnicas do Shodô. A arte é feita em pinceladas decisivas e com rapidez, não dando margem a correções pois a tinta permeia o papel produzindo figuras delicadas com gradações de preto. A tendência moderna também utiliza cores. Os utensílios utilizados no sumiê são: "sumi" tinta, "suzuri" pedra para o preparo da tinta, "kami" ou "washi" (papel de arroz) e o "fude" (pincel para desenho).
A pintura japonesa feita com o contraste da negritude da tinta preparada com carvão e a alvura do delicado papel branco de arroz. Com um pincel quase em pé, em ângulo com o pulso, o artista realiza sua obra em pinceladas rápidas e decisivas, mesclando traços grossos a finos, entremeado de tons de preto, sem pausa para pensar, pois, iniciado o trabalho só resta fazer fluir o que está na mente. - Sushi - O sushi é feito de arroz, temperado com vinagre, de sabor levemente agridoce. Pode ser preparado em rolos com vegetais, peixes ou outros frutos do mar ao centro, sendo envolto com nori e servido fatiado em rodelas (norimaki sushi). Também pode ser servido uma pequena porção de arroz coberto com o filé de peixe, camarão ou kanikama.
Em essência o arroz é o substrato para degustar as iguarias que lhe dão o nome, sushi de salmão, sushi de atum, sushi de ovas de peixe-voador, mas, principalmente, "devoramos com os olhos", são pequenas obras-primas da culinária japonesa.
T
- Taiko - [pronuncia-se taikô] Tambor. Instrumento de percussão muito utilizado em festividades e, geralmente, tocado em grupo.
- Tempura - [てんぷら ou 天麩羅 - pronuncia-se tempurá] São os empanados orientais: tempura de legumes, geralmente, composto por bardana, cenoura, cebola, chu-chu, em tiras bem finas. Ebi Tempura, o tempura feito de camarão. Serve-se acompanhado de caldo leve temperado com Shoyu (molho de soja).
U
- Udon - Uma especialidade da culinária nipônica preparada com macarrão japonês grosso e substancioso, servido em delicioso caldo bem quente com tempurá, cebolinha e kamaboko, uma saborosa combinação para aquecer no inverno.
- Undoukai - A melhor tradução é "gincana poliesportiva", uma atividade comunitária que reúne famílias inteiras, crianças, adultos e idosos, em brincadeiras simples com premiação para todos que participam.
- Uta - [pronuncia-se utá] Canto, canção.
W
- Wasabi - "rosa das montanhas". O wasabi é o nome da planta encontrada na região montanhosa do japão e de suas raízes obtém-se uma pasta de cor esverdeada. Seu aroma é característico e o sabor ardido, qual a pimenta, não se fixa, dissipa-se rapidamente. Uma iguaria da gastronomia japonesa para acompanhar o sushi e o sashimi. Para os especialistas, a raiz tem que ser preparada fresca com um ralador especial de pele de tubarão, todavia, os tubinhos industrializados são à base de raiz forte (Horse Radish).
Y
- Yakisoba - Macarrão frito. Prato da culinária japonesa feito de macarrão frito com legumes, frango ou carne, em caldo especial.
- Yakissoba - vide Yakisoba.
- Yakitori - Espetinho de frango temperado com caldo especial à base de shoyu.
- Yakiu - Beisebol.
- Yen - Unidade monetária japonesa. Os ocidentais falam "ien", no Japão pronuncia-se "en".
- Yosakoi Soran - é uma dança contemporânea japonesa de muita dinâmica e movimentos marcantes, além das vestes coloridas, usam um instrumento chamado Naruko, semelhante a uma castanhola. Podendo ser praticado por pessoas de todas as idades, notadamente, têm conquistado o público jovem. Nos festivais japoneses as ruas são tomadas por centenas de pessoas, daí podendo ser chamado de "Carnaval Japonês".
Nenhum comentário:
Postar um comentário