Sabia que não se deve guardar a cebola na geladeira?
Além de ficar amolecida e úmida, o amido presente nesse vegetal se transforma em açúcar, assim como acontece com a batatal alterando o sabor
Ninguém discorda das vantagens relacionadas à conservação de comida propiciadas pelo refrigerador. Mas, alguns alimentos devem ficar bem longe dele. O frio da geladeira pode desidratar o pão, adoçar as batatas e endurecer o mel. Quem também deve ficar de fora desse ambiente é a cebola, sabia?
Cave, do portal de notícias The Huffington Post, esse vegetal pode durar por até 30 dias se armazenado num ambiente propício: fresco, seco e ao abrigo da luz. O frio e a umidade do refrigerador fazem com que o amido presente na cebola seja transformado em açúcar. Isso também acontece com as batatas. Além disso, as cebolas ficam amolecidas e úmidas e deixam o aparelho impregnado com seu cheiro ou sabor característico.
Ao invés de colocar a cebola na geladeira, após chegar do sacolão, guarde-a em vasilhas destampadas, num lugar fresco, seco, ventilado e longe da luz do Sol. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda que esse vegetal seja armazenado numa temperatura entre 8 e 10º C, que está um pouco acima do ambiente do refrigerador. Mas, caso você não possua o local apropriado para a cebola, basta deixá-la na temperatura ambiente, longe da luz solar, pois, segundo James Cave, ela vai durar até uma semana.
Vale lembrar que nunca se deve armazenar o vegetal dentro de sacolas plásticas, pois ele precisa "respirar". E não o deixe junto com batatas, já que elas soltam umidade, o que acelera a decomposição da cebola.
Essas dicas de conservação não valem para a cebolinha, claro. O colunista do Huffington Post ainda dá uma dica preciosa para evitar o tradicional "choro" ao picar cebola: deixe o vegetal na geladeira por 30 minutos antes de usá-lo. E quando for preparar, tire a parte de cima e as camadas externas, mas, sem retirar a raiz. É nessa região que se concentra grande parte do gás sulforoso que provoca lágrimas.
Fonte: Revista Encontro
Nenhum comentário:
Postar um comentário