Laboratórios entregam laudos ao paciente ou ao médico, contendo resultados dos exames feitos e outros dados. Entretanto, não é fácil para o paciente ler ou entender esse relatório. Este artigo descreve os principais elementos de um laudo de exames laboratoriais e o que pode ser encontrado em cada parte. Apesar do aspecto desses laudos variar muito entre diferentes laboratórios, todos incluem alguns elementos comuns.
Alguns contêm informações administrativas:
- Nome e número de identificação do paciente.
- Nome e endereço do laboratório onde foi feito o exame. Os exames podem ser feitos em um laboratório anexo ao consultório médico, em um laboratório de uma clínica ou um hospital ou em um laboratório de referência.
- Data da impressão do relatório, que pode ser diferente da data da colheita ou da data em que foram feitos os exames
- Data do relatório. Data em que os resultados foram obtidos e relatados para o médico ou para o paciente.
- Nome do médico ou da pessoa autorizada que solicitou os exames. Algumas vezes, o relatório contém nomes de diversos médicos que pediram uma cópia dos resultados. Por exemplo, um clínico geral e diversos especialistas.
Outros elementos decrevem as amostras e os exames feitos:
- Amostra. Alguns exames podem ser feitos em diversos tipos de amostras. Por exemplo, proteínas podem ser medidas no sangue, na urina e no líquido cefalorraqueano, e os resultados em cada amostra têm significados diferentes.
- Data e hora da colheita. Alguns resultados são afetados pelo dia e pela hora da colheita. Por exemplo, dosagens de medicamentos dependem da hora em que o medicamento foi tomado e da hora da colheita.
- Número da amostra. Como diversas amostras podem ser colhidas do mesmo paciente, é necessário que cada uma seja identificada.
- Nome do exame. É comum o uso de abreviações dos nomes de exames.
- Resultados. Alguns resultados são expressos por números (resultados quantitativos), como a dosagem de colesterol; outros apenas como positivo ou negativo, como um teste de gravidez; e outros por texto, como o nome de um parasito encontrado nas fezes (resultados qualitativos).
- Resultados anormais. Os laudos podem chamar a atenção para resultados anormais ou fora de uma faixa de referência.
- Valores críticos. Resultados que indicam algum perigo iminente devem ser relatados imediatamente ao médico, e podem ser marcados no relatório, em geral com a data e a hora da comunicação.
- Unidades de medida. Resultados quantitativos incluem a unidade de medida usada, que pode variar entre laboratórios, afetando a interpretação dos resultados.
- Faixa ou intervalo de referência. Faixas de valores esperados em resultados “normais”, que pode variar entre laboratórios e com o método usado para fazer o exame. Para mais detalhes, veja o artigo Intervalos de referência - o que significam?.
- Interpretação dos resultados. O laboratório pode descrever o que o resultado indica.
- Estado da amostra. Informações relativas ao estado das amostras que não estão de acordo com os critérios de aceitação do laboratório. Por exemplo, amostras de sangue que não foram colhidas e armazenadas em condições ideais podem apresentar hemólise ou lipemia. Esses avisos são importantes porque afetam a interpretação dos resultados. Em alguns casos, o estado da amostra impede a análise, o exame não é feito e não é gerado um resultado.
- Desvios de preparação para o exame. Alguns exames exigem procedimentos antes da colheita. Por exemplo, o laudo deve conter um aviso se o paciente não estava em jejum quando foi colhida uma amostra para dosagem de glicose.
- Medicamentos usados pelo paciente. Como alguns resultados podem ser afetados por medicamentos, seu uso deve ser anotado no relatório.
Sobre Lab Tests Online-BR
O trabalho do médico patologista clínico e de outros profissionais que atuam nos laboratórios clínicos é, na maioria das vezes, desconhecido da população. Esses profissionais analisam muitos componentes no organismo, desde marcadores químicos, passando pela saúde das células sanguíneas e a presença de micro-organismos causadores de doenças até os marcadores genéticos.
Os exames (testes) laboratoriais são um importante elo de ligação entre os sintomas apresentados pelo paciente e o diagnóstico e prescrição de tratamento feitos pelo médico para uma determinada condição ou doença. Através dos testes de triagem, os exames laboratoriais ajudam a identificar precocemente condições que poderiam ser mortais e, assim, permitir o tratamento com antecedência. Portanto, os testes laboratoriais e os profissionais que garantem sua realização precisa podem ajudar a salvar vidas e melhorar a qualidade de vida em geral da população.
O site Lab Tests Online-BR foi criado para que você, paciente ou que cuida de alguém, compreenda melhor os diversos testes laboratoriais que são parte da atenção à saúde de rotina e do diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de condições e doenças. Se você é um profissional médico, este site serve como referência rápida e fonte de atualizações em Medicina Laboratorial. Nossa página de recursos descreve o que você encontra no site e como isso pode beneficiá-lo.
Este site é produzido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) através de uma parceria de tradução e revisão do original em inglês produzido pela American Association for Clinical Chemistry (AACC).
Acreditamos que os consumidores de serviços de saúde querem entender mais sobre o que lhes é oferecido e participar ativamente deste processo. Saber mais sobre os testes laboratoriais e seus resultados é importante para fundamentar esta responsabilidade. Desde o lançamento do site norte-americano, e, posteriormente em outros países, milhões de pessoas a cada mês aprendem mais sobre seus testes laboratoriais e conversam com mais clareza com seus médicos.
Este site não existiria sem as muitas horas de trabalho voluntário dos médicos que compõem nosso Corpo Editorial e sem o apoio financeiro de nossos patrocinadores.
Fonte: Lab Tests Online-BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário