VLDL
Também chamado: VLDL-C
Nome formal: Colesterol lipoproteína de densidade muito baixa
Exames relacionados: Perfil lipídico, Avaliação de risco cardíaco, Triglicerídeos, Teste de fração de lipoproteína
O exame
- Como o exame é usado?
- Quando o exame é pedido?
- O que significa o resultado do exame?
- Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Como o exame é usado?
A dosagem da lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL) pode ser descrita como parte do perfil lipídico, um grupo de testes solicitados com frequência para determinar o risco de doença coronariana e como parte importante da avaliação do risco cardíaco.
Acredita-se que níveis aumentados de VLDL reflitam a presença de partículas denominadas remanescentes de lipoproteínas que são intermediárias na via de conversão de VLDL a LDL. Quando há níveis elevados de LDL presentes, a conversão de VLDL a LDL é retardada e o acúmulo de partículas intermediárias parece contribuir para o desenvolvimento de aterosclerose e de doença arterial coronariana.
Quando o exame é pedido?
O VLDL geralmente não é solicitado como teste específico. Seu valor pode ser relatado junto com o perfil lipídico, solicitado quando o médico deseja determinar o risco de doença cardíaca de um paciente.
O que significa o resultado do exame?
Níveis aumentados de colesterol VLDL (>30 mg/dL ou >0,77 mmol/L), assim como níveis elevados de colesterol LDL, são considerados fatores de risco para doença cardíaca e derrame. O aumento na VLDL, além do aumento da LDL, pode influenciar na escolha do tratamento para reduzir o colesterol.
Como o aumento dos triglicérídes e do colesterol VLDL estão frequentemente associados a quadros clínicos como diabetes, alcoolismo, sobrepeso e obesidade, é possível reduzi-los com alterações no estilo de vida e com o uso de medicamentos para reduzir os triglicérídes e o colesterol.
Níveis baixos de colesterol LDL em geral não são preocupantes.
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
A concentração de VLDL, assim como das demais frações lipoproteicas, pode ser medida com técnicas como eletroforese de lipoproteínas e ultracentrifugação. Entretanto, essas técnicas são complexas e de alto custo e normalmente não são usadas em laboratórios de patologia clínica. Esses testes são realizados em laboratórios específicos, na maioria das vezes com objetivos de pesquisa.
Colesterol VLDL alto pode causar aterosclerose
Cardiologista
O VLDL é considerado um colesterol mau, assim como o LDL, porque os seus valores elevados no sangue levam ao acúmulo de gordura nas artérias e formação de placas de aterosclerose, aumentando o risco de doenças do coração.
O colesterol VLDL é produzido no fígado e a tem como função transportar os triglicerídeos pela corrente sanguínea, que são moléculas de gordura para produzir energia nas células. Assim, valores elevados desse colesterol são devidos ao excesso de gordura e carboidratos na alimentação, além do excesso de peso e da falta de atividade física.
Valores de referência
Os valores de referência do colesterol VLDL são:
- Normal: de 2 a 30 mg/dl;
- Alto: acima de 30 mg/dl
Esse colesterol é medido através de exame de sangue, juntamente com os outros tipos de colesterol, necessitando de um jejum de 12 a 14 horas antes de fazer o exame.
Riscos do VLDL alto
Valores elevados de colesterol VLDL aumentam o risco de formação de placas de ateroma e entupimento dos vasos sanguíneos, o que pode causar problemas como infarto, pressão alta e AVC.
Esse risco é ainda mais elevado quando os valores de LDL também estão elevados, pois esse tipo de colesterol também favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares. Veja dicas para baixar o colesterol ruim de forma natural no vídeo a seguir:
VLDL baixo é ruim?
Ter níveis baixos de VLDL não traz riscos à saúde, pois isso significa que os níveis de triglicerídeos e gordura estão baixos, o que favorece a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.
Como baixar o VLDL
Para baixar o VLDL deve-se reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue, fazendo uma dieta pobre em gorduras e rica em alimentos com fibras, como mostrado na tabela a seguir:
O que comer | O que não comer ou evitar |
Frango e peixe, sem pele | Carnes vermelhas e frituras |
Leite e iogurte desnatado | Salsicha, linguiça, salame, mortadela e bacon |
Queijos brancos e light | Leite integral e queijos amarelos como cheddar, catupiry e prato |
Frutas e de sucos de frutas naturais | Refrigerantes e sucos industrializados |
Legumes e verduras, de preferência crus | Comida pronta congelada, sopa em pó e temperos como cubos de carne ou de legumes |
Sementes como girassol, linhaça e chia | Pizza, lasanha, molhos de queijo, bolos, pães brancos, doces e biscoito recheado |
Além disso, é importante controlar o peso, fazer atividade física regularmente, e ir ao médico pelo menos uma vez por ano para avaliar a saúde do coração e ver a necessidade de tomar medicamentos para baixar o colesterol.
Assista ao vídeo a seguir e saiba como fazer uma dieta para baixar os triglicerídeos:
Fonte: Healthline e Tua Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário