segunda-feira, 8 de maio de 2017

Exame de urina - Para que serve Valores de Referência, urina tipo 1, Acordar para fazer xixi pode indicar Doenças

Exame de urina - Para que serve Valores de Referência

O exame de urina serve para diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário, e existem três tipos de exames de urina: exame de urina tipo 1, exame de urina de 24 horas e exame de urocultura, que geralmente são realizados num laboratório de análises clínicas e nenhum deles necessita de jejum.
O exame de urina tipo 1 é um bom indicativo da saúde do indivíduo, mas existem outros parâmetros que também devem ser levados em consideração, veja quais são: Como saber se estou bem de saúde.

Exame de urina tipo 1

O exame de urina tipo 1, que também é chamado de exame de urina EAS - Elementos Anormais do Sedimento, serve para analisar o pH da urina e também:
presença de nitritoProteínasUrobilinogênio
DensidadeCetonas​Leucócitos
GlicoseBilirrubinasangue
O exame de urina de rotina é feito através da coleta da primeira urina da manhã colocando num recipiente de plástico fornecido pelo laboratório. A coleta pode ser feita em casa, mas o recipiente da urina deve ser levado ao laboratório em cerca de 30 a 60 minutos.
Antes da coleta, o indivíduo deve limpar a região íntima, rejeitar o primeiro jato para eliminar as impurezas da urina e só depois coletar a restante urina.
O exame de urina EAS também pode ser feito na clínica ou no hospital, onde o médico ou enfermeiro molha uma fita de papel especial na urina e em alguns instantes pode verificar o resultado.
Este exame de urina não deve ser realizado durante nem após a menstruação.

Valores de referência do exame de urina tipo 1

Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser:
Exame de urina - Para que serve Valores de Referência
  • pH: 5,5 e 7,5;
  • Densidade: de 1,005 a 1,030
  • Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, leucócitos, sangue e nitrito.
Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e leucócitos, por exemplo, o indivíduo pode estar com uma infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção. No entanto, o exame de urina tipo 1 não deve de ser utilizado sozinho para o diagnóstico de algum problema urinário.

Acordar para fazer xixi pode indicar Doenças

Ter que ir muitas vezes no banheiro para fazer xixi pode acontecer após tomar muitos líquidos mas este sinal pode indicar problemas de saúde como infecção urinária, diabetes ou aumento da próstata, por exemplo.
A poliúria é o nome científico da urina em excesso que ocorre quando a pessoa elimina mais de 3 litros de xixi em 24 horas. É mais comum que a pessoa vá ao banheiro muitas vezes para fazer pequenas quantidade de xixi do que a pessoa que realmente faz uma grande quantidade de xixi por dia. Para esclarecer essa dúvida e conseguir identificar se a pessoa realmente está eliminado muito xixi, o médico pode pedir um exame de urina de 24 horas.
Acordar para fazer xixi pode indicar Doenças

5 causas comuns da vontade de fazer xixi frequente

Indicamos aqui as principais causas da urina frequente:

1. Beber muita água, café ou bebidas alcoólicas

Quando a pessoa bebe muita água é esperado que esta água toda também seja eliminada pela urina e neste caso a urina deve estar bem clara e quase sem cheiro. Neste caso a urina em excesso é normal e é somente uma resposta normal do organismo. Isso geralmente acontece em certos períodos do dia após a toma de muita água ou de alimentos ricos em água ou após o consumo exagerado de sal ou de alimentos ricos em sódio como presunto, mortadela ou batatas fritas. 
Tomar muito café ou outros alimentos que contém cafeína como chá preto, chocolate e chá matte também aumenta a frequência urinária porque além de terem água, a cafeína é um diurético natural. Uma outra fonte diurética é a bebida alcoólica que não é uma boa opção para tomar quando se está com sede, porque ela não hidrata, mas pelo contrário, desidrata.

2. Tomar diuréticos

Grandes quantidades de urina podem ser causadas pela toma de diuréticos como Furosemida ou Aldactone que podem ser usados para controlar problemas de saúde como alterações cardíacas, pressão alta e até mesmo para emagrecer.

3. Estar com Infecção urinária 

O aumento da frequência em urinar geralmente é causado pela infecção urinária, principalmente se também estão presente outros sintomas como dor ou ardência ao urinar e se há urgência em urinar. Outro sinal característico é quando a pessoa corre para o banheiro porque precisa fazer xixi e quando chega lá, não tem tanta urina quanto esperava. Saiba como tratar a infecção urinária ou se preferir assista o vídeo:
Imagem ilustrativa do vídeo: Infecção Urinária | O que comer para Curar e Evitar

4. Ter Diabetes

A necessidade de urinar toda hora também pode ocorrer devido ao excesso de açúcar no sangue, causando pela diabetes descontrolada. Dois tipos de diabetes podem causar vontade de urinar frequente, a diabetes insipidus e a diabetes mellitus e nestes casos sempre há um aumento do açúcar no sangue o corpo tenta eliminar este excesso através da urina. Veja opções de remédios caseiros para controlar a diabetes para manter a glicose controlada, garantindo assim melhores noites de sono. 

5. Ter a próstata aumentada

A próstata aumentada também leva ao aumento da vontade de urinar e é comum em homens com mais de 45 anos de idade. Um dos sinais de suspeita é ter que acordar para fazer xixi toda a noite, pelo menos 2 vezes, especialmente se isto não era um hábito. Conheça as causas e como tratar a próstata aumentada.
Assim, se você desconfia de está com algum problema de saúde, deve marcar uma consulta com um clínico geral para que ele peça exames de urina e de sangue para poder identificar a causa deste sintoma e o tratamento mais indicado

Nenhum comentário:

Postar um comentário