segunda-feira, 8 de maio de 2017

Exame De 25-Hidroxivitamina D

Exame De 25-Hidroxivitamina D - VITD25


Panorama geral

A vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio e a manter os ossos fortes durante toda a vida. As vitaminas D2 e D3 vêm de peixes, ovos e derivados do leite enriquecido que as pessoas consomem. O colesterol no sangue é convertido pela luz do sol para fornecer vitamina D3 adicional.
Tanto a vitamina D2 quanto a D3 são importantes para que o corpo funcione adequadamente.
O exame de 25-hidroxivitamina é a melhor maneira de monitorar os níveis de vitamina D. O teste pode determinar se o sangue da pessoa tem deficiência ou excesso de vitamina D. É um importante indicador de osteoporose (fragilidade óssea), raquitismo (malformação óssea) e metabolismo anormal do cálcio.
O exame também é chamado de 25-OH vitamina D e de calcidiol 25 hidroxicolecalciferol.
PROCEDIMENTOS
O exame de 25-hidroxivitamina D é um exame de sangue comum. Um profissional de saúde retira o sangue de uma veia do braço ou da mão por meio de uma agulha. Uma rápida picada no dedo provavelmente fornece uma amostra de sangue adequada em crianças e bebês.
(A pessoa deve ter em mente que terá que se abster de comer por cerca de quatro a oito horas antes do teste.)
RESULTADOS

Não há uma faixa determinada que indique deficiência de vitamina D. Ao contrário, os resultados dependem de idade e sexo do paciente e dos métodos de ensaio utilizados. Os resultados podem variar ligeiramente de um laboratório para outro.
Os baixos níveis sanguíneos de 25-hidroxivitamina D geralmente significam que:
  • a pessoa não está se alimentando direito
  • os intestinos não estão absorvendo a vitamina corretamente
  • a pessoa não passa tempo suficiente ao ar livre para absorver níveis adequados de vitamina D através da exposição ao sol
Há evidências de que a deficiência de vitamina D indica maior risco de certos tipos de câncer, doenças imunológicas e cardiovasculares.
Baixos níveis de vitamina D são comuns em crianças afro-americanas. As crianças amamentadas exclusivamente com leite materno são mais propensas a ter deficiência de vitamina D do que as outras.
Os níveis elevados de vitamina D no sangue em geral resultam da ingestão de muitos comprimidos de vitaminas e de outros suplementos nutricionais. Tomar altas doses de vitamina D pode ocasionar uma doença chamada hipervitaminose D. A hipervitaminose é uma doença rara, porém grave, que pode deixar a pessoa em risco de ter problemas hepáticos ou renais.
Os níveis elevados raramente se devem ao consumo excessivo de vitamina através de alimentos ou exposição solar.
O médico explicará os resultados do exame e determinará se a pessoa está realmente com deficiência de vitamina D.
RISCOS
Os riscos do teste de 25-hidroxivitamina são os mesmos que os de um exame de sangue de rotina. Os riscos, leves, são: sangramento excessivo, tontura e uma pequena chance de infecção onde a agulha penetra a pele.
Fonte: Healthline

Nenhum comentário:

Postar um comentário