segunda-feira, 8 de maio de 2017

O que significa o resultado do exame de ureia

O que significa o resultado do exame de ureia

O exame de uréia é um exame de sangue que identifica o valor dos níveis de uréia no organismo, através da dosagem direta da uréia ou da dosagem indireta, que é o teste do hidrogénio uréico no sangue.
A ureia é uma substância produzida pelo fígado, como resultado da digestão de proteínas da alimentação, que, se estiver em excesso pode ser tóxica ao organismo, causando uremia. Saiba o que é uremia e os sintomas
Geralmente, o exame de ureia é solicitado junto com o exame de creatinina, pois, em conjunto, estes exames podem dizer como está o funcionamento dos rins para a filtração do sangue. 
O que significa o resultado do exame de ureia

Valores de referência da ureia no exame

Os valores normais da uréia são:
  • De 10 a 40 mg/dl ou 2,5 a 6,4 mmol/L, para homens e mulheres adultos;
Já os valores normais do teste do nitrogênio uréico, ou BUN, são:
  • De 8 a 24 mg/dl para homens adultos;
  • De 6 a 21 mg/dl para mulheres adultas.
Estes valores podem variar um pouco conforme o laboratório, por isto, os valores de referência no papel do exame devem ser checados.
Não é necessário preparo ou estar em jejum antes do exame, que é colhido como qualquer outro exame de sangue pelo laboratório.

O que significa o resultado do exame

O resultado do exame de ureia deve ser avaliada pelo médico clínico geral ou nefrologista, mas, geralmente, quando está dentro dos valores de referência indica que o exame está normal. 

1. Ureia alta

A ureia aumentada indica problemas renais, principalmente quando a cretinina também está elevada, devido a uma insuficiência renal, que é uma doença que prejudica a função dos rins e que surge por pressão alta, diabetes, infecções ou desidratação, por exemplo. Saiba melhor o que é insuficiência renal e como tratar
Entretanto, existem algumas condições que também podem elevar a uréia, mesmo com o funcionamento correto dos rins, como câncer, infecções, alterações do fígado ou excesso de proteína na dieta.

 2. Ureia baixa

A uréia pode estar baixa em situações que não são preocupantes, mas pode acontecer devido a falta de proteína na alimentação, desnutrição, gravidez, baixa absorção do intestino ou por incapacidade do fígado de metabolizar a proteína, como na insuficiência hepática.

Como baixar a ureia

Para baixar a uréia, é necessário tratar a insuficiência renal, através de medicamentos prescritos pelo nefrologista, geralmente para controlar a pressão e quantidade de urina, e com uma alimentação equilibrada em sal, líquidos, vegetais e carne. Veja como deve ser a dieta na insuficiência renal.
Entretanto, em alguns casos mais graves, é necessária a realização de hemodiálise, para normalizar os níveis de uréia, creatinina e outros sais do sangue, como sódio e potássio.
Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário