ALT
Também chamado: Transaminase glutâmico-pirúvica sérica; TGP
Nome formal: Alanina-aminotransferase
O exame
- Como o exame é usado?
- Quando o exame é pedido?
- O que significa o resultado do exame?
- Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Como o exame é usado?
O teste de ALT detecta lesão hepática. Os valores da ALT geralmente são comparados aos de outras enzimas, como fosfatase alcalina (ALP) e aspartato-aminotransferase (AST) para determinar que tipo de doença hepática está presente.
Quando o exame é pedido?
O médico geralmente solicita o teste de ALT (e vários outros) para a avaliação de paciente que se apresente com sintomas de distúrbio hepático. Dentre esses sintomas estão icterícia, urina escura, náusea, vômitos, distensão abdominal, ganho de peso incomum e dor abdominal. A dosagem de ALT também pode ser solicitada isoladamente ou junto com outros testes para:
- indivíduos com história comprovada ou possível de exposição a vírus de hepatite,
- indivíduos que consumam grande quantidade de bebidas alcoólicas,
- indivíduos com antecedentes familiares de doença hepática, ou
- indivíduos que façam uso de medicamentos que ocasionalmente causem danos ao fígado.
Nos indivíduos com sintomas leves, como fadiga ou perda de energia, a dosagem de ALT pode ser pedida para comprovar que o paciente não apresenta doença hepática crônica. A ALT é utilizada com frequência para monitoramento do tratamento de pessoas com doença hepática, para verificar se o tratamento está sendo efetivo, podendo ser solicitada isoladamente ou junto com outros testes.
O que significa o resultado do exame?
Níveis muito elevados de ALT (acima de dez vezes o valor limite normal) geralmente são causados por hepatite aguda, frequentemente provocada por infecção viral. Nos casos de hepatite aguda, os níveis de ALT se mantêm altos por cerca de um a dois meses, mas é possível que sejam necessários de três a seis meses para que voltem ao normal.
Os níveis de ALT geralmente não são tão altos na hepatite crônica, geralmente mantendo-se abaixo de quatro vezes o valor normal. Nesses casos, os níveis de ALT com frequência variam entre valor normal e ligeiramente aumentado e, consequentemente, os médicos normalmente solicitam esse teste para verificar se o padrão é mantido. Em algumas doenças hepáticas, especialmente quando há obstrução de ductos biliares, quando o indivíduo tem cirrose e quando há algum tipo de câncer hepático presente, a ALT pode estar próxima dos níveis normais.
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Injeção intramuscular ou exercícios extremos podem aumentar os níveis de ALT.
Muitos medicamentos podem elevar os níveis de ALT ao produzir lesão hepática em uma porcentagem muito pequena dos pacientes que deles fazem uso. Isso é verdade tanto para medicamentos prescritos quanto para produtos “naturais”. Se o seu médico encontrar níveis aumentados de ALT, será necessário que você relate todos os medicamento e produtos que estiver tomando.
Para que serve o exame ALT Alanina Aminotransferase
O exame da alanina aminotransferase, também conhecido como ALT ou TGP, é um exame de sangue que ajuda a identificar lesões e doenças do fígado devido à presença elevada da enzima alanina aminotransferase no sangue, que normalmente se encontra entre as 7 e 56 u/litro.
Normalmente, a enzima alanina aminotransferase está presente dentro das células do fígado e, por isso, quando existe alguma lesão nesse órgão, provocada por um vírus ou substâncias tóxicas, por exemplo, é comum que a enzima seja liberada para a corrente sanguínea, levando a um aumento dos seus níveis no exame de sangue, que pode significar:
ALT muito alta
- 10 vezes superior ao normal: normalmente é uma alteração provocada por uma hepatite aguda causada por vírus ou uso de alguns medicamentos. Veja outras causas em: Hepatite aguda.
- 100 vezes superior ao normal: é muito comum em utilizadores de drogas, álcool ou outras substâncias que causam danos graves no fígado.
ALT elevada
- 4 vezes superior ao normal: sinal de hepatite crônica e, por isso, pode ser sinal de doença hepática como cirrose ou câncer, por exemplo.
No entanto, como a enzima alanina aminotransferase também se encontra nos músculos e no coração, embora em menor quantidade, o exame também pode apresentar aumento da ALT após exercício físico intenso ou após fazer uma injeção de medicamento no músculo.
Assim, para evitar erros no diagnóstico, o médico pode pedir outros exames, como TGO ou AST, que, juntamente com a ALT, ajudam a confirmar o diagnóstico de problemas no fígado.
O que fazer em caso de ALT alta
Nos casos em que o exame de alanina aminotransferase apresenta um valor elevado é recomendado consultar um hepatologista para fazer uma avaliação do historial clínico e identificar qual pode ser a causa da alteração provocada no fígado. O médico pode ainda pedir outros exames mais específicos como testes de hepatite ou biópsia do fígado para confirmar algum diagnóstico.
Além disso, nos casos de ALT elevada também é aconselhado fazer uma alimentação favorável para o fígado, pobre em gorduras e dando preferência para alimentos cozidos. Saiba mais sobre o que comer em: Dieta para o fígado.
Quando fazer o exame ALT
O exame de alanina aminotransferase é utilizado para detectar lesões no fígado e, por isso, pode ser recomendado para pessoas que apresentam:
- Gordura no fígado ou estão acima do peso;
- Cansaço excessivo;
- Perda de apetite;
- Náuseas e vômitos;
- Inchaço da barriga;
- Urina escura;
- Pele e olhos amarelados.
No entanto, os níveis de ALT podem já se encontrar altos mesmo quando o paciente não apresenta qualquer tipo de sintomas, sendo uma ótima ferramenta para diagnosticar precocemente problemas no fígado. Desta forma, o teste de ALT também pode ser feito quando existe historial de exposição ao vírus da hepatite, uso excessivo de bebidas alcoólicas ou presença de diabetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário